Leonel Moreno, conhecido como 'Leito oficial', que tem 20 mil assinantes na Instagram e 30 mil na Tiktok, explicava como roubar nos supermercados, apelava à ocupação de casas nos EUA ou sugeria que se fizessem filhos para receber subsídios... Detido pelos serviços de imigração norte-americanos (ICE, na sigla em Inglês) em 2024, integrou um grupo de migrantes repatriados por avião, em 28 de março, para Caracas.
"Está provado, é público e notório (...), este senhor fazia uma campanha contra as Venezuelanas e os Venezuelanos", declarou o ministro Cabello, no aeroporto de Maiquetia, que serve Caracas, enquanto esperava a chegada de um voo de repatriamento de migrantes venezuelanos expulsos dos EUA, provenientes do México.
Existem "várias queixas" de venezuelanos prejudicados pela imagem que esta figura pública dava dos seus compatriotas, disse o ministro.
Caracas e Washington, romperam relações diplomáticas em 2019 e retomaram os voos de repatriamento este ano.
Tinham sido suspensos no final de fevereiro, depois de Donald Trump ter revogado a licença que permitia à petrolífera norte-americana Chevron operar na Venezuela. Foram retomadas em março.
Leia Também: Venezuela repatriou mais 313 migrantes em voo proveniente do México