Bruxelas retoma negociações com Trump sobre tarifas: "Nova abordagem"

O comissário europeu para o Comércio fez uma videoconferência de duas horas com o homólogo dos Estados Unidos para fazer ver como as novas tarifas são prejudiciais para os dois lados.

Notícia

© Johanna Geron/Reuters

Notícias ao Minuto
04/04/2025 20:37 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Tarifas

Duas horas. Foi quanto durou a primeira troca de impressões, por videochamada, entre o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, com o homólogo norte-americano, Howard Lutnick, após o 'terramoto' provocado pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as "tarifas recíprocas" de 20% para a União Europeia (UE).

 

Neste primeiro contacto, o eslovaco sublinhou que as tarifas são prejudiciais e mostrou abertura para uma negociação.

"A relação comercial precisa de uma nova abordagem. As tarifas dos Estados Unidos são prejudiciais e injustificadas", escreveu Maros Sefcovic no X (ex-Twitter), revelando alguns dos argumentos que usou.

Apesar de não haver grandes novidades, a UE tenciona continuar a negociar com a administração Trump, com Maros Sefcovic a garantir, na mesma rede social, que vão manter-se "em contacto".

Caso as primeiras negociações não tragam avanços, o segundo trunfo da UE é a retaliação.

"A UE está empenhada em negociações significativas, mas também está pronta a defender os seus interesses", rematou o comissário europeu para o Comércio.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira novas tarifas norte-americanas de 20% a produtos importados da UE e que acrescem às de 25% sobre os setores automóvel, aço e alumínio.

As novas tarifas de Trump são uma tentativa de fazer crescer a indústria dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que pune os países por aquilo que disse serem anos de práticas comerciais desleais.

Leia Também: Euro cai e fica abaixo dos 1,10 dólares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas