Uma adolescente de 15 anos foi atacada por um leão-marinho, enquanto participava num programa de nadadores-salvadores, em Long Beach, no estado norte-americano da Califórnia, a 30 de março.
A meio da prova de natação, a jovem sentiu dores no braço direito.
“A minha reação inicial foi, 'Estou a ser comida no meio da água, é um tubarão, vou morrer'”, confessou Phoebe Beltran à ABC News.
Ao gritar por ajuda, o animal largou-lhe o braço. Phoebe foi, depois, ajudada a voltar à costa, tendo um bote salva-vidas que estava a patrulhar a área levado todos os outros jovens para um local seguro.
“Quando estava a chegar a terra, foi quando me levantei, os nadadores-salvadores viram que o meu braço estava a sangrar, levaram-me para a areia e começaram a tratar de mim antes de me enviarem para as urgências”, recordou a adolescente.
Phoebe foi transportada para uma unidade hospitalar com mordidelas “localizadas nos braços e nas extremidades”, mas não foi necessário “tratamento avançado”.
A adolescente garantiu que não fez “nada que provocasse” o leão-marinho e que não teria nadado a seu lado se tivesse visto o animal. “Apareceu do nada, fiquei surpreendida e as outras pessoas também”, disse.
Saliente-se que os leões-marinhos da costa da Califórnia têm vindo a apresentar um comportamento estranho, alegadamente devido à proliferação de algas nocivas nas águas.
“O envenenamento por ácido domóico, por alguma razão, está a mudar algo neles que cria uma situação em que os leões-marinhos reagem, e essa reação tem sido morder ou perseguir pessoas ou exibir comportamentos que consideramos não normais”, disse o coordenador da Califórnia do Serviço Nacional de Pesca Marinha, Justin Viezbicke.
Ainda assim, as autoridades apontaram que o leão-marinho que atacou Phoebe não aparentava estar doente, mostrando apenas sinais de agressividade.
“Sabendo que aconteceu do nada, sinto que teve algo a ver com o facto de estar doente. É triste que não tenham conseguido apanhá-lo para o ajudar a recuperar, mas espero que esteja melhor”, contrapôs a jovem.
Apesar do ataque, Phoebe tenciona ingressar novamente no programa para nadadores-salvadores e seguir uma carreira centrada na vida marinha.
Leia Também: Esposa de Eduardo Bolsonaro apresenta família a "novos vizinhos" nos EUA