Estados Unidos retiram visto ao Nobel e antigo presidente Oscar Arias

O antigo presidente da Costa Rica e prémio Nobel da Paz Oscar Arias anunciou na terça-feira que lhe foi retirado o visto para os Estados Unidos, o que denunciou como um sinal da autocracia norte-americana.

Notícia

© Lusa

Lusa
02/04/2025 16:45 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Estados Unidos

Duas vezes presidente da Costa Rica (1986-1990 e 2006-2010), Oscar Arias recebeu o Nobel da Paz em 1987 pelos seus esforços para pôr fim às guerras civis na América Central.

 

O antigo presidente foi informado por correio eletrónico na terça-feira de que o visto de turista e de negócios lhe tinha sido cancelado, segundo a agência de notícias francesa France-Presse (AFP).

A razão exata ainda não é clara, mas Arias, 84 anos, tem sido um crítico declarado das políticas de deportação de migrantes e de tarifas do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Também criticou o atual Presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, que tem laços estreitos com a administração Trump e que Arias acusa de receber ordens diretamente de Washington.

"Os Estados Unidos são um paradigma de democracia, ou pelo menos eram. Hoje, têm as características da autocracia, o que eu pessoalmente lamento", disse Arias numa conferência de imprensa no final de terça-feira na capital costa-riquenha, San José.

Arias não é o primeiro ex-presidente centro-americano a perder o visto dos Estados Unidos, mas a maioria dos seus homólogos estava a enfrentar processos relacionados com corrupção nos respetivos países.

De acordo com os meios de comunicação locais, a administração Trump também cancelou os vistos de vários deputados costa-riquenhos.

Leia Também: Enviado especial de Putin deverá ir a Washington para conversações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas