"Os finlandeses estavam a fazer uma patrulha de veículos planeada na área onde as forças armadas israelitas estavam a operar, quando ocorreu uma explosão num edifício ao longo da rota da patrulha por uma razão desconhecida", afirmou o exército da Finlândia.
Um dos veículos ficou danificado e três capacetes azuis ficaram "ligeiramente feridos" na sequência da explosão.
Os soldados foram posteriormente transportados para o posto da FINUL mais próximo, onde foram examinados antes de regressarem à sua base.
A guerra entre as forças israelitas e o Hezbollah foi suspensa por um frágil acordo de cessar-fogo de 60 dias assinado no final de novembro, que expira no domingo e que deverá ser renovado por mais 60 dias, prevê a retirada total das tropas israelitas do território libanês, bem como a saída do Hezbollah da faixa fronteiriça e o reforço do exército libanês.
O grupo xiita libanês Hezbollah, aliado do Irão, abriu uma frente de apoio ao movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, no início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada a 07 de outubro de 2023 pelo ataque sem precedentes do Hamas ao sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas.
Em setembro de 2024, Israel intensificou a campanha de bombardeamentos contra os bastiões do Hezbollah no Líbano e, posteriormente, enviou tropas para o sul do país.
Os ataques israelitas contra o Líbano causaram cerca de quatro mil mortos e 16.500 feridos, incluindo o líder histórico do Hezbollah (Partido de Deus) Hassan Nasrallah, que foi morto num bombardeamento israelita a Beirute no final de setembro de 2024.
Leia Também: Israel faz incursão militar no sul do Líbano para "eliminar ameaças"