Três capacetes azuis feridos numa explosão no Líbano

Três capacetes azuis finlandeses da força de manutenção da paz da ONU no Líbano (FINUL) ficaram hoje feridos numa explosão de "causas desconhecidas" num edifício numa zona onde atuavam as forças armadas israelitas, informou o exército finlandês.

Notícia

© Ramiz Dallah/Anadolu via Getty Images

Lusa
22/01/2025 19:27 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Os finlandeses estavam a fazer uma patrulha de veículos planeada na área onde as forças armadas israelitas estavam a operar, quando ocorreu uma explosão num edifício ao longo da rota da patrulha por uma razão desconhecida", afirmou o exército da Finlândia.

 

Um dos veículos ficou danificado e três capacetes azuis ficaram "ligeiramente feridos" na sequência da explosão.

Os soldados foram posteriormente transportados para o posto da FINUL mais próximo, onde foram examinados antes de regressarem à sua base.

A guerra entre as forças israelitas e o Hezbollah foi suspensa por um frágil acordo de cessar-fogo de 60 dias assinado no final de novembro, que expira no domingo e que deverá ser renovado por mais 60 dias, prevê a retirada total das tropas israelitas do território libanês, bem como a saída do Hezbollah da faixa fronteiriça e o reforço do exército libanês.

O grupo xiita libanês Hezbollah, aliado do Irão, abriu uma frente de apoio ao movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, no início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada a 07 de outubro de 2023 pelo ataque sem precedentes do Hamas ao sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em setembro de 2024, Israel intensificou a campanha de bombardeamentos contra os bastiões do Hezbollah no Líbano e, posteriormente, enviou tropas para o sul do país.

Os ataques israelitas contra o Líbano causaram cerca de quatro mil mortos e 16.500 feridos, incluindo o líder histórico do Hezbollah (Partido de Deus) Hassan Nasrallah, que foi morto num bombardeamento israelita a Beirute no final de setembro de 2024.

Leia Também: Israel faz incursão militar no sul do Líbano para "eliminar ameaças" 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas