Governo sírio a negociar com curdos e recorrerá à força se necessário

O ministro da Defesa da Síria afirmou hoje que as novas autoridades estão a "negociar" com forças curdas, cuja dissolução reclamam, tal como a dos restantes grupos armados do país, e que "usarão a força" contra elas, se necessário.

Notícia

© Turkish National Defense Ministry / Handout/Anadolu via Getty Images

Lusa
22/01/2025 15:12 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Síria

"A porta da negociação está atualmente aberta com as Forças Democráticas Sírias", declarou Mourhaf Abou Qasra aos jornalistas, referindo-se ao grupo armado conhecido pela sigla FDS, dominado pelos curdos, que controla uma parte do nordeste do país.

 

"Mas, se formos obrigados a usar a força, estamos prontos", avisou o ministro, acrescentando que as coisas "não estão claras nas negociações com as FDS até à data".

Um responsável sírio disse à AFP, sob condição de anonimato, que uma delegação das FDS tinha mantido negociações "positivas" com Ahmad al-Charaah, o novo líder sírio, em Damasco, a 30 de dezembro.

Numa entrevista ao canal al-Arabiya, no final de dezembro, Ahmad al-Charaah afirmou que as FDS deveriam ser integradas no futuro exército sírio.

Os curdos sírios criaram uma administração autónoma no nordeste do país e controlam uma grande parte das zonas petrolíferas.

"Ofereceram-nos petróleo, mas nós não queremos petróleo, queremos instituições e fronteiras", afirmou o ministro, sem entrar em pormenores.

As FDS, parceiras do Ocidente unidas numa coligação internacional anti-jihadista, lideraram a luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) e são apoiadas em particular pelos Estados Unidos.

Leia Também: Forças de segurança sírias lançam operação contra milícias de Assad

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas