Rodney acreditava que o fogo em LA não o afetaria, mas morreu em casa

O homem insistiu permanecer na casa de família, que comprou em 1968, por cinco dólares [cerca de 4,87 euros; com a inflação, seria o equivalente a 44,12 euros].

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
10/01/2025 16:10 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

Rodney Nickerson, de 82 anos, tinha a certeza de que o incêndio de Eaton, que deflagrou na terça-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos, não afetaria a sua residência em Altadena. Contudo, o homem foi encontrado morto pela família, na quinta-feira, entre o entulho e a cinza.

 

“Estava a dormir na sua cama, onde ainda está agora, enquanto espero pelo médico legista. Simplesmente não queria sair. Vive aqui desde 1968, e tem estado em Altadena toda a minha vida”, disse a filha, Kimiko Nickerson, em declarações à Sky News.

A mulher confessou que, tal como os habitantes do quarteirão, o pai “não pensou que [o incêndio] fosse ser tão devastador”.

O homem insistiu, por isso, permanecer na casa de família, que comprou em 1968, por cinco dólares [cerca de 4,87 euros; com a inflação, seria o equivalente a 44,12 euros].

De acordo com a filha, o pai devia estar a ir para a cama logo após a sua última conversa, por volta das 21h30.

“A última coisa que ele me disse foi: ‘Estarei aqui amanhã’. O meu filho tentou convencê-lo a ir-se embora, os meus vizinhos e eu própria, e ele disse que ia ficar bem…”, disse à CBS News.

“Não tenho palavras para explicar o que sinto neste momento”, confessou à Sky News.

Ainda assim, Kimiko garantiu que nunca esquecerá “cada riso, cada piada que ele contava”.

“Era um homem inteligente. Lia o LA Times de capa a capa e andava à volta do Rose Bowl todos os dias. Era saudável, era ambicioso... mas adormeceu e morreu na sua cama, ali atrás”, disse.

Pelo menos dez pessoas morreram nos incêndios que estão a afetar a cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, de acordo com o mais recente balanço.

O incêndio de Pacific Palisades, um dos bairros mais ricos de Los Angeles, já queimou mais de 70 quilómetros quadrados e mais de 5.300 habitações e outros edifícios, disse a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley.

Um novo incêndio deflagrou a norte de Los Angeles na tarde de quinta-feira e levou as autoridades a ordenar a evacuação de milhares de habitações. Este incêndio junta-se aos cinco fogos ativos que têm afetado Los Angeles desde terça-feira, principalmente a costa do Pacífico e Santa Monica.

As autoridades do condado disseram que um deles, o incêndio de Eaton, causou a morte de cinco pessoas. O anterior balanço referia a existência de sete vítimas mortais.

Alimentado pelos fortes ventos de Santa Ana, o incêndio de Kenneth, que foi registado às 15h34 de quinta-feira locais (23h34 em Lisboa), "ameaça as comunidades e infraestruturas próximas, provocando ordens de evacuação rápida", anunciou o Serviço de Bombeiros de Los Angeles.

Bombeiros dos condados de Los Angeles e Ventura foram mobilizados para a área para conter o incêndio, que atualmente afeta uma área de 20 hectares e permanece fora de controlo.

No total, os incêndios florestais destruíram mais de 117 quilómetros quadrados e mais de dez mil habitações e outros edifícios. Pelo menos 180 mil pessoas permanecem sob ordens obrigatórias de retirada das suas habitações.

A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos, elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros).

Leia Também: Detido suspeito de ter ateado novo incêndio em Los Angeles

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas