Um misterioso nevoeiro, que "cheira a químicos", cobriu várias partes dos Estados Unidos nos últimos dias, atingindo especialmente o estado da Florida. Nos jornais e redes sociais surgiram relatos de pessoas que acreditam que a exposição ao intenso nevoeiro as deixou doentes.
"Cheira como se tivéssemos lançado muito fogo de artifício. Para o sabor do ar, a única palavra que me ocorre é tóxico. É muito estranho e está a preocupar-me um pouco. Tenho 41 anos, já passei por nevoeiro e isto é algo diferente. Cheira a químicos que me descem pela garganta quando respiro", relatou no TikTok David Bamber, num vídeo em que aparece a andar entre um espesso nevoeiro em São Petersburgo, na Florida.
Outros utilizadores do TikTok afirmaram ter desenvolvido dores de garganta, tosse e cansaço após estarem expostos ao nevoeiro.
@david_bamber It tastes and smells like after setting off a lot of fireworks. That sulfur smell. Anyone else expereicning something like this? Kinda freaking me out.
original sound - It’s all a dream
Em declarações ao jornal britânico Daily Mail, uma mulher que vive na Florida disse ter ficado doente depois de ter parado, durante dez minutos, numa estação de serviço. "Não parei de espirrar durante cerca de três horas e os meus olhos ficaram muito inchados. Fiquei muito doente, senti-me como se estivesse com febre e estava com dores no estômago", contou.
Perante todas estas especulações, Rudolf Husar, um cientista atmosférico da Universidade de Washington, explicou o fenómeno num artigo para o Observatório da Terra da NASA.
"Quando o nevoeiro se forma, os óxidos de enxofre, os óxidos de azoto e outros gases poluentes são absorvidos ou eliminados pelas gotículas de água do nevoeiro. Além disso, os odores tornam-se mais potentes no ar húmido porque as gotículas de água retêm as moléculas causadoras de odores que permitem que estas permanecem durante mais tempo e se mantenham concentradas", explicou Rudolf Husar neste artigo para a NASA.
Já o facto de as pessoas se sentirem doentes pode dever-se à humidade no ar, que "irrita o sistema respiratório ao introduzir água nos pulmões", desencadeando sintomas como a tosse, falta de ar, dores no peito, congestão nasal e pieira. Algo que pode ser particularmente difícil para quem tem asma.
Leia Também: Cansado da chuva? Vai continuar na sexta-feira (mas serão só 'chuviscos')