É importante manter os níveis de colesterol 'mau' controlados para não estar em risco de problemas de saúde como as doenças cardiovasculares. Victoria Taylor, uma dietista, citada no Mirror, aconselha que faça algumas mudanças simples na alimentação. Espreite a lista.
Leia Também: Todos temos em casa o alimento que ajuda a baixar os níveis de colesterol
Mudanças na alimentação que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol 'mau':
- Comece a apostar em gorduras não saturadas. "Trocar as gorduras saturadas - como a manteiga e a banha de porco - por gorduras não saturadas, como o azeite, o óleo de colza ou o óleo de girassol, pode ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol";
- Use mais feijões e lentilhas. Também são "boas fontes de fibras solúveis", explica. Pode trocar as carnes vermelhas e processadas por proteínas vegetais como estas, "o que reduzirá a gordura saturada na sua dieta", acrescenta.
- Tenha sempre frutos secos e sementes em casa. "São uma boa fonte de gorduras não saturadas, assim como de fibras e outros nutrientes", explica. Também são muito "saciantes e serve como uma substituição saborosa e conveniente de snacks como chocolate, bolos e biscoitos".
Para além de tudo isto, a dietista recomenda que aposte em alimentos como aveia e cevada, ambos "contêm um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucanos que forma um gel no intestino que ajuda a impedir a absorção do colesterol pelo organismo".
Também não deve esquecer as frutas e vegetais que normalmente "são uma ótima fonte de fibras", cujo "consumo está associado a um menor risco de doenças cardíacas e circulatórias".
Leia Também: Uns amam, outros odeiam. O controverso alimento que reduz o colesterol