As embalagens de ketchup da McDonald's passaram a ser cobradas a partir do início deste mês. Fonte da McDonald's Portugal confirmou ao Notícias ao Minuto que a medida se aplica a todos os restaurantes em território nacional, mas o preço pode variar.
"Por forma a reduzir ainda mais o desperdício alimentar e o uso de embalagens, a partir de dia 1 de abril cada embalagem de ketchup passou a ter um preço de venda recomendado. Reforçamos, contudo, que os franquiados McDonald’s são empresários livres para praticarem os seus próprios preços", explicou a mesma fonte.
De acordo com o jornal ECO, que avançou com a notícia, o valor recomendado é de cinco cêntimos por pacote.
Combate ao desperdício?
Ao Notícias ao Minuto, a McDonald's Portugal explicou que desde abril de 2023 "passou a disponibilizar apenas uma embalagem de ketchup em cada McMenu com batatas, a pedido do cliente".
"Esta medida visou evitar o desperdício de ketchup e de plástico de embalagens. Sempre que solicitadas mais embalagens de ketchup, estas eram fornecidas sem custos adicionais ao cliente. Contudo, temos verificado que, mesmo com esta medida, existe um grande desperdício de ketchup nos restaurantes McDonald’s. Qualquer alimento entregue ao cliente, mesmo que não usado, não pode, por questões de segurança alimentar, voltar a ser fornecido", explicou a mesma fonte.
O ECO recorda que esta é a primeira vez que a McDonald’s cobra pelo ketchup em Portugal, um produto que até agora era oferecido aos clientes.
Leia Também: Nasceram quase 15 mil empresas até março - e as insolvências?