Mais de 100 mil contribuintes já submeteram a declaração do IRS, naquele que é o primeiro dia oficial do arranque da campanha. Os contribuintes podem fazê-lo até ao final de junho.
De acordo com as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças, até às 1h32 desta terça-feira, dia 1 de abril, tinham sido submetidas 143.038 declarações do IRS.
Destas, 107.006 são da fase 1 (contribuintes declaram rendimentos obtidos em 2024 de trabalho dependente e/ou de pensões) e 36.032 da fase 2 (declaram outras tipologias de rendimentos).
A data oficial de início da entrega do IRS começa hoje, terminando a 30 de junho, sendo este o momento para os contribuintes procederem à contabilização final do imposto relativo aos rendimentos de 2024.
Para o apuramento do imposto são relevantes as retenções na fonte efetuadas ao longo do ano passado, as despesas de várias tipologias que são consideradas para efeitos de dedução à coleta e também o perfil pessoal e familiar dos contribuintes.
Esta declaração anual do imposto irá refletir as variadas alterações de que o IRS foi alvo em 2024, primeiro por via do Orçamento do Estado desse ano (OE2024), depois por via de um conjunto de mudanças aprovadas no parlamento durante o verão do ano passado.
No ano passado foram entregues mais de seis milhões de declarações, sendo que quase 500 mil foram submetidas no primeiro dia.
Leia Também: Entrega do IRS arranca hoje. Tudo o que precisa de saber (em 5 pontos)