China: Vice-presidente pede a empresas dos EUA que reforcem laços

O vice-presidente chinês Han Zheng apelou às empresas norte-americanas para "aproveitarem a oportunidade" de reforçar os laços económicos com a China, num encontro com o empresário Elon Musk, avançou hoje a imprensa chinesa.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/01/2025 06:07 ‧ ontem por Lusa

Economia

China

Han está nos Estados Unidos na qualidade de "representante especial" do Presidente chinês Xi Jinping, para participar na cerimónia de tomada de posse de Donald Trump.

 

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, chefe da fabricante de automóveis elétrictos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX e acionista maioritário da rede social X, investiu milhões de dólares para apoiar a campanha presidencial de Trump.

O bilionário também tem uma grande rede de apoiantes na China, onde a Tesla tem uma das suas megafábricas e está a tentar competir com os fabricantes de automóveis locais.

Durante o encontro com Elon Musk, no domingo, Han Zheng "deu as boas-vindas às empresas americanas" e apelou a que "aproveitem a oportunidade e partilhem os frutos do desenvolvimento da China", segundo a imprensa chinesa.

Elon Musk disse que a Tesla está "pronta para aprofundar a cooperação com a China" e "desempenhar um papel ativo nas trocas económicas e comerciais entre os Estados Unidos e a China", de acordo com a imprensa oficial.

Durante a sua campanha eleitoral, Donald Trump prometeu aumentar as taxas alfandegárias sobre os produtos chineses. Mas também manifestou a sua abertura a discussões com o Presidente Xi Jinping, que diz admirar há muito tempo.

Trump e Xi falaram por telefone na sexta-feira, prometendo uma abordagem positiva para melhorar as relações entre as duas potências rivais.

Han Zheng também se reuniu com o vice-presidente eleito dos EUA, J.D. Vance, no domingo.

Leia Também: Washington anuncia sanções contra 'hacker' sediado na China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas