O preço dos combustíveis vai voltar a subir consideravelmente na segunda-feira, com o Automóvel Club de Portugal a prever que o gasóleo simples aumente 5,5 cêntimos e a gasolina simples 95 fique três cêntimos por litro mais cara.
Há vários meses que não se registava um aumento tão acentuado nos preços, o que tem preocupado a Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).
"É um problema grave porque temos uma economia muito desacelerada. Traz-nos muita apreensão porque somos nós que vamos sofrer o primeiro impacto. Tipicamente uma viatura de transporte internacional coloca entre três a quatro mil litros de combustível. Estamos a falar de cerca de cinco cêntimos a mais por mil litros, portanto 50 euros, vezes quatro, estamos a falar só deste impacto cerca de 200 euros a mais por mês", afirmou à SIC Notícias o presidente da ANTRAM, Pedro Polónio.
No sábado, o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, acusou o primeiro-ministro, Luís Motenegro, de mentir quando disse que o Orçamento do Estado para 2025 "era o primeiro sem aumento de impostos", alertando para "um dos maiores aumentos dos últimos anos" no preço dos combustíveis.
No jantar de Reis e de apresentação dos candidatos autárquicos distritais, o líder socialista afirmou que "quando carregamos nos impostos sobre combustíveis, estamos a carregar sobre o rendimento de quem trabalha".
Leia Também: Abastecer ou não abastecer? Não deixe para amanhã (é bastante mais caro)