Leão esbarra na 'assombração'. Remontada agrava crise do Sporting

Equipa de João Pereira entrou bem, mas deixou 'derreter' o chocolate belga e acabou traída bem perto do fim.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
10/12/2024 22:04 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

A crise parece não ter fim. O Sporting somou a quarta derrota consecutiva, esta terça-feira, ao sofrer uma reviravolta frente ao Club Brugge (2-1), na Bélgica, algo que poderá complicar a vida dos leões na luta pela qualificação na Liga dos Campeões.

 

Geny Catamo até colocou a equipa de João Pereira a vencer bem cedo (3'), mas um primeiro tempo recheado de incidências acabou por se revelar 'assombroso', desde o autogolo de Eduardo Quaresma (24') à saída por lesão do próprio defesa luso.

Sem assumir grandes riscos, os leões viram o conjunto belga chegar à remontada no marcador, através de Nielsen (84'), repetindo-se o filme da 'escorregadela' em Moreira de Cónegos.

Só pode ser uma 'assombração'

João Pereira tem mexido e remexido no onze inicial, pelo que a história na Bélgica não foi muito diferente, com meia dúzia de alterações, destacando-se a aposta em João Simões e ainda a troca 'forçada' de Gonçalo Inácio por Matheus Reis, devido a uma lesão no aquecimento.

A verdade é que o jogo não poderia ter começado melhor para os leões que, ao terceiro minuto da partida, deixaram as centenas de adeptos presentes em Bruges em completo estado de euforia. Geny Catamo aproveitou um remate de Maxi Araújo ao poste para, na recarga, abrir o ativo de forma madrugadora.

A pressão alta até parecia estar a resultar, com as investidas de Viktor Gyokeres e Geovany Quenda, mas nem o melhor momento dos campeões portugueses impediu a equipa belga de chegar ao empate. Aos 24 minutos, Christos Tzolis viu o seu remate desviar em Eduardo Quaresma, acabando por trair o guarda-redes uruguaio.

Logo a seguir, Maxi Araújo foi abalroado por Skov Olsen à entrada da grande área e o árbitro Anthony Taylor apontou imediatamente para a marca de grande penalidade, porém, após uma longa espera pela análise do VAR, o penálti foi revertido e deu lugar a um livre direto, praticamente em cima da linha. O lance, esse, gerou muitas dúvidas.

'Assombração'? Eduardo Quaresma saiu do Club Brugge-Sporting a sangrar

'Assombração'? Eduardo Quaresma saiu do Club Brugge-Sporting a sangrar

Defesa dos leões foi substituído por Jeremiah St. Juste.

Notícias ao Minuto | 20:56 - 10/12/2024

A tal 'assombração' ao leão não se viu só nesse autogolo, mas também nas queixas apresentadas por Quenda e Franco Israel, com ameaças de substituição, face à 'onda' de lesões que tem atingido o clube de Alvalade nos últimos tempos. Tudo piorou quando Eduardo Quaresma chocou violentamente com Tzolis - que entrou de forma imprudente - e saiu de campo a sangrar, perto do intervalo, 'forçando' a entrada de Jeremiah St. Juste.

E repetiu-se a história...

Sem mexidas ao intervalo, o Club Brugge entrou ligeiramente melhor, perante um Sporting algo contido, com medo de sofrer a reviravolta, para além das fragilidades que ficaram à tona no ataque.

Christos Tzolis acabou por ser a maior 'dor de cabeça' para a defesa leonina, mas seria o recém-entrado Casper Nielsen a fazer a diferença no marcador, ao assinar a reviravolta aos 84 minutos, agravando (e de que maneira...) a crise do clube verde e branco.

Apenas depois disso é que o Sporting visou a baliza contrária, mas já era tarde e os três pontos acabaram mesmo por ficar na Bélgica, naquela que foi a segunda derrota consecutiva da equipa de João Pereira na Liga dos Campeões, mantendo-se com 10 pontos na 12ª posição, tantos como Arsenal, AS Monaco, Lille e Club Brugge, embora possa cair uns lugares no decorrer da sexta jornada da prova milionária.

[Notícia atualizada às 22h13]

Onzes

Club Brugge: Simon Mignolet, Joaquin Seys, Brandon Mechele, Joel Ordoñez, Maxim De Cuyper, Raphael Onyedika, Ardon Jashari, Skov Olsen, Hans Vanaken, Jutglá e Tzolis

Sporting: Franco Israel, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Geovany Quenda, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Antevisão

O Sporting procura, na noite desta terça-feira, colocar para trás das costas o mau momento que vive na temporada e regressar aos triunfos na Liga dos Campeões, no reduto do Club Brugge, que não perde há 10 encontros oficiais.

É um leão em clara crise identitária desde a saída de Ruben Amorim e a promoção de João Pereira aquele que procura fazer o que nunca o clube de Alvalade fez na Bélgica e conquistar a primeira vitória leonina neste país do centro da Europa. Mas não se espera um confronto fácil para os lisboetas.

Os verde e brancos seguem numa série de três derrotas seguidas. À derrota na quinta jornada da fase de liga da Champions, contra o Arsenal (5-1), em Alvalade, seguiu-se um desaire em casa ante o Santa Clara, que interrompeu a inédita oportunidade do Sporting começar uma edição da I Liga com 12 triunfos seguidos, e um tropeção contra o Moreirense, que relançou o campeonato.

Do outro lado estará o atual segundo colocado da liga belga e que 'respira' confiança, fruto de oito vitórias para todas as provas nos últimos 10 jogos, a última conseguida nos descontos, no sábado. Se os leões estão no 10.º lugar da classificação da Liga dos Campeões, os belgas seguem no 22.º posto.

O duelo entre o Club Brugge e o Sporting, que será ajuizado pelo britânico Anthony Taylor, tem início agendado para as 20h00 desta terça-feira e decorrerá no Jan Breydelstadion, que se localiza na cidade belga de Bruges.

Leia Também: João Pereira em alerta. Sporting nunca 'espalhou' chocolate na Bélgica

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Leça aproveita 'apagão' nas redes sociais e 'pica' Sporting e FC Porto

Campeonato de Portugal

Leça aproveita 'apagão' nas redes sociais e 'pica' Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Alibaba

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas