O ex-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, comentou, esta sexta-feira, as novas "tarifas recíprocas" a vários países, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Numa publicação, na rede social X, Rui Rio afirmou que "Trump acha que quando os EUA têm um défice comercial, isso não se deve a uma menor competitividade, mas sim a tarifas 'escondidas'" e "daí achar que as suas tarifas visam a reciprocidade".
"Talvez alguns agora percebam melhor o perigo de votarmos na ignorância… Seja a que nível for", atirou.
Recorde-se que, na quarta-feira, num dia que apelidou de "dia da libertação", Trump impôs uma tarifa mínima de 10% sobre as importações de 184 países e territórios, incluindo a União Europeia (UE).
Trump acha que quando os EUA têm um défice comercial, isso não se deve a uma menor competitividade, mas sim a tarifas “escondidas”. Daí achar que as suas tarifas visam a reciprocidade.
— Rui Rio (@RuiRioPT) April 4, 2025
Talvez alguns agora percebam melhor o perigo de votarmos na ignorância … seja a que nível for. https://t.co/PbyQHrCBwm
As novas tarifas foram impostas sobre todas as importações, com sobretaxas para os países considerados particularmente hostis ao comércio.
A tarifa de base de 10% entra em vigor no sábado, enquanto as tarifas adicionais específicas por país vão entrar em vigor na próxima quarta-feira.
Leia Também: EUA. São Tomé e Cabo Verde desvalorizam impacto da tarifa de 10% imposta