"2024 irá ser, largamente, aquilo que os votantes, em Democracia, quiserem."
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na mensagem de Ano Novo
01-01-2024
"Podem ter-me derrubado, mas não me derrotaram. Podem ter derrubado o nosso Governo, mas não derrubaram o PS."
António Costa, secretário-geral do PS, no discurso de abertura do Congresso socialista
05-01-2024
"O doutor António Costa e o doutor Pedro Nuno Santos são os maiores caçadores de gambozinos da política portuguesa, porque estão sempre à procura do diabo."
Luís Montenegro, líder do PSD
06-01-2024
"Não estamos para aí virados."
Jerónimo de Sousa, ex-secretário-geral do PCP, sobre uma possível reedição de uma nova 'geringonça'
13-01-2024
"Sou arguido, mas não me demito."
Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, alvo de buscas em sua casa e no Governo Regional
25-01-2024
"Quem manda em Portugal é o Ministério Público, de forma não transparente nem democrática."
Pacheco Pereira, historiador e antigo dirigente do PSD
TSF/CNN Portugal, 29-11-2024
"[A Gerigonça] Foi a única governação em que se fez exatamente o que se disse que se ia fazer."
Mariana Mortágua, coordenadora do BE
Lusa, 29-01-2024
"[A procuradora-geral da República, Lucília Gago] não dá explicações a ninguém sobre tema nenhum. Cai o primeiro-ministro, não diz nada, cai o Governo Regional da Madeira, não diz nada, não explica nada, e nada acontece."
Rui Rio, ex-líder do PSD, um dia depois da libertação dos três arguidos acusados de corrupção na Madeira por não ter havido indícios da prática de crimes, depois de estarem 21 dias detidos
RTP-3, 15-02-2024
"Nós precisamos de ter um país aberto à imigração, mas cuidado, que precisamos de ter um país seguro..."
Pedro Passos, antigo primeiro-ministro, num comício da Aliança Democrática em Faro
27-02-2024
"Se eu algum dia tiver de cortar um cêntimo numa reforma, demito-me."
Luís Montenegro, dirigindo-se a um grupo de reformadas
27-02-2024
"O PS será oposição, nós vamos liderar a oposição. Seremos oposição, renovaremos o partido e procuraremos recuperar os portugueses descontentes com o PS. Essa é a nossa tarefa daqui para a frente."
Pedro Nuno Santos, assumindo a derrota nas eleições legislativas
10-03-2024
"O tempo disponível é muito longo em teoria, porque é de quatro anos. Na prática, para o que é muito urgente e para o que foi prometido em campanha, é muito curto."
Marcelo Rebelo de Sousa, na parte final do seu curto discurso após ter dado posse a Luís Montenegro como primeiro-ministro
02-04-2024
"Não estamos interessados em jogos de semântica ou em politiquices estéreis. Se este Governo, como espero e sei que é o desejo dos portugueses, tiver a sua investidura parlamentar e assumir a plenitude dos seus poderes, vai começar desde já a programar e executar reformas estruturais que mudem o país."
Luís Montenegro, no discurso de tomada de posse
02-04-2024
"Presentemente, as Forças Armadas caminham para uma irrelevância. Há amigos meus que dizem que caminham para uma nulidade. Eu acho que é um exagero, mas não é tão exagerado quanto parece."
Ramalho Eanes, antigo Presidente da República
RTP, 18-04-2024
"O certo é que chegámos prematuramente ao termo desta Legislatura por decisão do Presidente da República. A ocasião fez a decisão, mas desde outubro de 2022 que a direita andava num frenesim na busca de um pretexto para a dissolução."
Prefácio escrito pelo ex-primeiro-ministro, António Costa, para um livro publicado pelo ex-presidente do bancada parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias
Lusa, 19-04-2024
"[Portugal] assume total responsabilidade [pelos erros do passado e esses crimes, incluindo massacres coloniais, tiveram] custos. Temos de pagar os custos. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isto."
Marcelo Rebelo de Sousa, num jantar com jornalistas estrangeiros em Portugal, na terça-feira, dia 23, citado pela agência Reuters
24-04-2024
"António Costa era lento, por ser oriental [nascido em Portugal, António Costa tem ascendência goesa]. [Luís] Montenegro não é oriental, mas é lento, tem o tempo do país rural, embora urbanizado. Faz-me lembrar o antigo PSD, que era isso. O PS era Lisboa, a grande Lisboa, as áreas metropolitanas, e o PSD era o resto do país, sobretudo o Norte e o centro Norte."
Idem, ibidem
"Tenhamos a humildade de preferir sempre a democracia imperfeita à ditadura. Ninguém quer trocar uma democracia menos perfeita por uma ditadura. Queremos melhor e muito melhor democracia."
Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão solene dos 50 Anos do 25 de Abril
25-04-2024
"Quando eu era mais novo, a minha avó dizia assim [...] 'isto já só vai lá com dois Salazares'. Era o que ela dizia, é verdade. E hoje eu orgulho-me muito quando as pessoas sabem que, afinal, já não é preciso Salazar nenhum."
André Ventura
06-06-2024
"Se faz isto [buscas no caso das gémeas brasileiras] a dois dias das eleições, o povo merece uma explicação. Porque é que foi esta semana e não há um, dois meses. O Ministério Público nunca explica nada, faz o que lhe apetece."
Rui Rio
SIC Notícias, 06-06-2024
"Não será pelo PS que haverá instabilidade política em Portugal. Não é o Governo que ficou em causa nestas eleições, mas sim uma determinada forma de governar. Essa sim foi derrotada nestas eleições [europeias]."
Pedro Nuno Santos
10-06-2024
"O único excitado que quer sempre eleições é o Presidente da República."
Eduardo Cabrita, antigo ministro da Administração Interna
Público/Rádio Renascença, 13-06-2024
"[É] descrita pelo Ministério Público a prática de atos, atribuíveis a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, que não são neutros em relação aos atos imputados aos suspeitos."
Gabriela Assunção, juíza de instrução criminal que analisou o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no despacho enviado ao Supremo Tribunal de Justiça, que recusou investigar o Presidente da República
Expresso, 21-06-2024
"Se fosse crente, porventura, diria que era um milagre, mas a vida é feita de mudanças e muita água correu no Tejo desde esse dia. Hoje, manifestamente, estamos numa situação diferente daquela que estávamos nessa altura."
António Costa, sobre o seu regresso à política ativa e a eleição para presidente do Conselho Europeu, após a demissão do Governo e a Operação Influencer
28-06-2024
"A democracia dá muito trabalho."
José Pedro Aguiar Branco
01-07-2024
"Se aquele cidadão [António Costa] foi ouvido e não como arguido, mas como testemunha ou declarante, essa pessoa não é suspeita naquele processo, porque, se for suspeita naquele processo, não pode deixar de ser constituída arguida."
Rosário Teixeira, procurador do Ministério Público
SIC Notícias, 04-07-2024
"'Leiam os meus lábios: não vai haver eleições antecipadas."
Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão
Expresso, 05-07-2024
"O ex-primeiro-ministro [António Costa] não foi constituído arguido naquele momento. Decorreram semanas. Se o inquérito não foi agora encerrado é porque algo obstará."
Lucília Gago, procuradora-geral da República
RTP, 08-07-2024
"Não houve qualquer tratamento de favor da parte da Presidência da República."
Fernando Frutuoso de Melo, chefe da Casa Civil do Presidente da República, ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria
23-07-2024
"[Nuno Rebelo de Sousa] Escreveu um mail ao meu chefe queixando-se de que eu não fiz nada."
Maria João Ruela, consultora do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades
24-07-2024
"A ideia de que os militares não podem participar na política é antidemocrática."
Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada
Portugal Amanhã/Euronews, 09-08-2024
"Se eu um dia achar que com uma candidatura à Presidência da República posso ser útil ao país - é isso que conta -, se vir que tem alguma utilidade para o país uma candidatura minha e um mínimo de condições para se concretizar, sou franco, tomarei essa decisão."
Marques Mendes, ex-presidente do PSD
29-08-2024
"Não, obrigada, não pondero nem ponderarei tal candidatura [à Presidência da República]."
Leonor Beleza, antiga ministra da Saúde, presidente da Fundação Champalimaud
01-09-2024
"Não incluo nem excluo a possibilidade da candidatura [à Presidência da República]."
Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado Maior da Armada
RTP3, 04-09-2024
"Não há nenhuma razão para que, se o Orçamento for chumbado, o caminho a seguir não seja exatamente o mesmo que foi há dois anos [eleições legislativas antecipadas]."
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, aludindo ao chumbo da proposta do Orçamento do Estado para 2022, que levou Marcelo Rebelo de Sousa a dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas
06-09-2024
"Se há coisa de que o país não precisa é das receitas à moda do Chile de Pinochet ou da Argentina de Milei."
Paulo Raimundo, no discurso de encerramento da Festa do Avante!
08-09-2024
"Olivença é portuguesa, naturalmente, e não é provocação nenhuma."
Nuno Melo
13-09-2024
"Temos um ex-secretário de Estado da Saúde [António Lacerda Sales] a negar qualquer intervenção neste caso e a levantar suspeições em relação a mim, que era secretária do gabinete, supostamente de confiança. Sim, possivelmente [sou] bode-expiatório."
Carla Silva, ex-secretária de António Lacerda Sales, na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas brasileiras, em resposta à deputada do BE Joana Mortágua
20-09-2024
"Se não houver orçamento, há crise política e económica."
Marcelo Rebelo de Sousa
23-09-2024
"O apelo que aqui o Governo quer deixar é simples, direto e muito objetivo: deixem-nos governar, deixem-nos continuar a melhorar a vida dos portugueses."
Pedro Duarte num debate na Assembleia da República, requerido pela Iniciativa Liberal, sobre o "estado do Estado"
25-09-2024
"É para o lado que eu durmo melhor com a instabilidade política. O que me preocupa é a instabilidade da vida das pessoas."
Paulo Raimundo, sobre um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2025
26-09-2024
"Prefiro, para ser claro e frontal com todos vós, perder eleições a defender as nossas convicções."
Pedro Nuno Santos, no 19.º Congresso Regional do PS, em Ponta Delgada
29-09-2024
"O que tenho feito é, de facto, influência, não nego. Quando dizem 'mas ele está a fazer influência? Estou a fazer influência [na negociação do Orçamento do Estado para 2025]. Está a fazer pressão? Estou a fazer pressão'."
Marcelo Rebelo de Sousa
29-09-2024
"É altura de dizer de forma serena, tranquila e construtiva que só não vai haver orçamento se houver uma falha na boa-fé negocial dos dois maiores partidos com representação parlamentar, se não houver sentido de responsabilidade e de lealdade."
Luís Montenegro
01-10-2024
"Seria estranho, na Europa do século XXI, ter um militar na Presidência [da República]. Acho que seria uma anormalidade, independentemente da pessoa em causa."
Manuel Castro Almeira, ministro adjunto e da Coesão, sobre a possibilidade de Gouveia e Melo vir a ser candidato a Belém
Diário de Notícias, 06-10-2024
"Uma das coisas que mais me impressiona hoje, quero dizer-vos aqui olhos nos olhos, é estar com seis ou sete câmaras à minha frente e ter os jornalistas a fazerem-me perguntas sobre determinado acontecimento e ver que a maior parte deles tem um auricular no qual lhe estão a soprar a pergunta que devem fazer."
Luís Montenegro, na abertura da abertura da conferência sobre "O futuro dos media", em Lisboa
08-10-2024
"[Mário Centeno] É um bom candidato [à Presidência da República], mas nós temos muitos outros nomes que eu acho que são bons candidatos. Augusto Santos Silva também é um nome muito importante. António Vitorino, António José Seguro, Mário Centeno, Ana Gomes."
Pedro Nuno Santos
TVI/CNN, 09-10-2024
"O primeiro-ministro negociou com o Chega, quis negociar com o Chega [e propôs] um acordo para este ano, [admitindo] que mais para a frente o Chega viesse a integrar o Governo."
TVI/CNN Portugal
André Ventura, 10-10-2024
"O que acaba de ser dito pelo presidente desse partido é simplesmente mentira."
Luís Montenegro
X, 10-10-2024
"A candidatura presidencial é uma decisão individual, às vezes quase solitária, e sobre essa matéria eu falarei, sem dúvida, quando tomar uma decisão em 2025."
Luís Marques Mendes
19-10-2024
"Nós não devíamos constituir este homem [agente da PSP que baleou Odair Moniz] arguido; nós devíamos agradecer a este polícia o trabalho que fez. Nós devíamos condecorá-lo e não constituí-lo arguido, ameaçar com processos ou ameaçar prendê-lo."
André Ventura
25-10-2024
"[Marcelo Rebelo de Sousa] é um fator de instabilidade, o que é o contrário do que deve ser um Presidente da República."
Rui Rio
Renascença, 26-10-2024
"Se houver [responsabilidades] administrativas e políticas, há administrativas e políticas. Eu uma vez usei, a propósito do caso Tancos, uma expressão que foi considerada muito excessiva na altura, que: é doa a quem doer."
Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a resposta atrasada do INEM no contexto da recente greve
14-11-2024
"Quem quer comemorar desta maneira [sessão solene no Parlamento] o 25 de Novembro, atua como se, no 25 de Novembro, a única força vencida fossem as esquerdas. Eles, que estão a querer comemorar, foram os principais derrotados."
Vasco Lourenço, coronel, presidente da Associação 25 de Abril
Lusa, 20-11-2024
"Está tudo em aberto. Neste momento estou a ponderar [uma candidatura a Presidente da República]."
António José Seguro, antigo secretário-geral do PS
TVI/CNN, 21-11-2024
"As duas datas [25 de abril e 25 de novembro] não são comparáveis. Logo, do ponto de vista de uma instituição como a Assembleia da República, não pode haver o mesmo tratamento."
Sousa e Castro, membro inicial do Grupo dos Nove, da ala moderada do Movimento das Forças Armadas, Capitão de Abril e membro do Conselho da Revolução
Lusa, 24-11-2024
"Há quem tema que esta cerimónia sirva para desvalorizar o 25 de Abril, para o desconsiderar. Permitam-me a clareza: o 25 de Abril não é desvalorizável, não é equiparável, não é substituível."
José Pedro Aguiar-Branco, na sessão solene do 25 de Novembro, no parlamento
25-11-2024
"Como dizia Jaime Neves sobre a guerra do Ultramar, era mesmo assim. Quando nos mandavam limpar, nós limpávamos tudo. 'já começámos, vamos continuar."
André Ventura, apontando para as bancadas da esquerda
25-12-2024
"Não há fim da história, ela reescreve-se dia após dia. Assim a sua reconstrução queiram corresponder ao verdadeiramente vivido e queiram dizer mais liberdade e mais democracia."
Marcelo Rebelo de Sousa
25-11-2024
"Não estou a pensar demitir-me, estou a pensar assumir as responsabilidades [perante as mortes ocorridas durante a greve do INEM]. Assumir responsabilidades políticas não significa demitir-se, isso é um conceito novo, esse conceito não existe."
Luís Montenegro
25-11-2024
"Hoje não podíamos deixar passar. Num momento em que não há dinheiro para pensões ou baixar impostos, os partidos aumentaram os salários dos políticos neste Orçamento. Não passarão impunes!"
André Ventura, sobre a colocação pelo Chega de vários pendões na fachada do edifício da Assembleia da República contra o fim do corte nos vencimentos dos políticos aprovado no orçamento
29-11-2024
"Trata-se de um ponto no meio de um Orçamento [fim do corte de 5% dos vencimentos aplicado já a titulares políticos], mas teria preferido que fosse aplicável só aos mandatos futuros dos titulares de cargos políticos e não já aos mandatos em curso."
Marcelo Rebelo de Sousa
30-11-2024
"Generalizou-se a ideia de que o PCP é pela guerra e, como se não bastasse isso, ainda é apoiante do Putin e outras abstrusidades desse tipo. Isso é uma perceção que não tem nenhuma razão de ser, pelo contrário. Aliás, se há partido que é pela paz, desde sempre, é o PCP."
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP
Lusa, 01-12-2024
"Há pontos de contacto [entre a Iniciativa Liberal e as políticas adotadas pelo Presidente argentino, Javier Milei]. Não quer dizer que tenhamos uma visão completamente alinhada, nem completamente desalinhada. Acompanhamos com muito interesse o que se passa naquele país."
Rui Rocha, em frente à embaixada da Argentina em Lisboa após uma reunião com o novo embaixador no país, Federico Alejandro Barttfeld
02-12-2024
"O Governo não vai decidir nunca na base de coação, nem vai decidir nunca na base daqueles que pretendem ir muito além das nossas possibilidades e daquilo que nós estamos a oferecer a outras carreiras similares da administração pública."
Luís Montenegro, a propósito da manifestação não autorizada dos bombeiros profissionais na terça-feira
04-12-2024
"Éramos felizes e não sabíamos. Era tudo relativo, era uma felicidade relativa, mas, comparado com o que vinha por aí, era uma felicidade."
Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se aos oito anos de coabitação com o anterior primeiro-ministro, António Costa
04-12-2024
Leia Também: Marcelo pede que se recuse "monopólio da verdade" e "discriminações"