A defesa de Carloto Cotta prescindiu da fase de instrução e o processo em que está acusado de nove crimes, incluindo violação e sequestro, vai avançar para julgamento. A notícia é avançada pelo Expresso, que cita fonte judicial, e dá conta de que o processo será remetido para julgamento nos próximos dias, depois de ser distribuído a um coletivo de juízes que irá agendar o seu início.
Em causa estão crimes que incluem violação, sequestro, agressões, ameaças e injúrias a uma mulher que o ator, alegadamente, manteve presa, durante mais de um dia, numa casa em Colares, Sintra.
Note-se que a fase de instrução é facultativa e serve para demonstrar que os indícios recolhidos pelo Ministério Público são insuficientes para levar a uma condenação.
Do "shopping" até ficar presa em casa: O que se passou?
A situação foi conhecida no final de fevereiro, e, depois de noticiada, o Ministério Público detalhou a investigação. Segundo o que explicou, Carloto Cotta e vítima, de 40 anos, conheceram-se num "shopping em janeiro de 2023". Desde esse dia, trocaram mensagens durante cinco meses.
Acabaram por encontrar-se na casa do ator e, assim que entraram em casa, "o arguido trancou a porta." Com a mulher presa dentro de casa, o suspeito "mostrou intenção de um envolvimento sexual", tendo a vítima recusado e pedido para se ir embora. O ator, no entanto, terá prosseguido com os "avanços de cariz sexual, acabando por violentar e agredir a ofendida".
Além da violação e das agressões, o ator fez ameaças de morte à vítima, chegando a dirigir-se "à cozinha para ir buscar uma faca".
Foi nessa altura que a mulher foi até uma janela, de onde "saltou para a via pública", à procura de socorro, tendo ficado com "hematomas, equimoses e arranhões" pelo corpo, como consequência direta das "condutas do arguido"
Recorde-se que Carloto Cotta tem nacionalidade francesa, mas vive em Portugal há vários anos. É conhecido por ter participado em telenovelas, filmes, peças de teatro e séries internacionais, como foi recentemente o caso de 'Elite', da Netflix. Em 2009 protagonizou o filme 'Arena', de João Salaviza, que conquistou a Palma de Ouro de curta-metragem no Festival de Cannes.
Leia Também: MP acusa ator Carloto Cotta de violação, sequestro e agressões