Criação de batalhão de bombeiros em Loulé pode ser "decisão histórica"

A associação e o sindicato nacional de bombeiros profissionais propõem a passagem a batalhão do atual corpo de Bombeiros de Loulé, considerando que a decisão pode ser histórica, disse esta quarta-feira à Lusa fonte desses organismos.

Notícia

© LINO BORGES/AFP via Getty Images

Lusa
02/04/2025 17:48 ‧ ontem por Lusa

País

Loulé

"Será uma decisão histórica, porque apenas existe, atualmente, um batalhão em Vila Nova de Gaia, fora de Lisboa e do Porto que têm regimentos de bombeiros sapadores", disse hoje à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, Sérgio Carvalho.

 

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) reuniram-se no início da semana, na Câmara de Loulé, para debater temas relacionados com os Bombeiros Sapadores de Loulé.

A proposta da ANBP e do SNBP para a passagem do corpo de bombeiros a batalhão foi um dos principais pontos discutidos, repetindo as duas entidades que "caso a proposta seja aprovada, este será um marco histórico para este corpo de bombeiros e para a região do Algarve".

As cidades de Lisboa e Porto têm regimentos de bombeiros profissionais e no escalão mais abaixo, o batalhão, apenas há o de Vila Nova de Gaia.

"Passar de corpo a batalhão permite a criação de uma nova estrutura com uma capacidade de resposta e organização muito superior", defendeu Sérgio Carvalho.

Se a decisão for tomada pela Câmara de Loulé, isso significaria que os bombeiros desta cidade iriam ultrapassar a estrutura presente em Faro, que tem uma companhia de sapadores, categoria mais elevada que corpo de bombeiros, mas abaixo do batalhão.

"Loulé tem todas as condições para ter este desenvolvimento, tendo em conta que os efetivos já ultrapassam os 100 homens, mais do que Faro", afirmou o presidente do SNBP, acrescentando que "Loulé pode vir a ter, no mínimo, três companhias".

Segundo aquele sindicato, a Câmara de Loulé referiu que este é um dos seus objetivos e, nesse sentido, tem vindo a investir, nos últimos anos, em recursos humanos, equipamentos e viaturas.

Contactado pela Lusa, Carlos Carmo, vereador daquela autarquia do distrito de Faro, disse que "não está nada formalizado", havendo apenas um "debate interno" sobre a questão.

"Estamos a estudar essa possibilidade. A proposta está a ser analisada internamente, não havendo ainda qualquer calendário definido sobre uma eventual decisão", afirmou o vereador com o pelouro da Proteção Civil.

Segundo o sindicato e a associação nacional de bombeiros, foi referido na reunião realizada no início da semana, como exemplo dos investimentos no setor, a abertura de concursos de recrutamento para os sapadores e a aquisição de mais de 20 viaturas nos últimos anos para o corpo de Bombeiros de Loulé.

A última recruta teve lugar em 2024, com a integração de 15 novos elementos, "estando prevista a abertura de um novo concurso em breve", avançaram, na ocasião, os representantes da autarquia, lê-se num comunicado divulgado por aquelas estruturas.

Durante a reunião, os dirigentes da ANBP e do SNBP foram também informados sobre a aprovação do procedimento por concurso público para a realização de obras de requalificação do quartel dos Bombeiros Sapadores de Loulé, com um investimento de 340 mil euros e um prazo de execução de 120 dias.

Além disso, está em fase de concurso a ampliação da Base de Apoio Logístico (BAL) em Quarteira, uma das freguesias do concelho de Loulé, para permitir melhores condições para os Bombeiros Sapadores, nomeadamente a melhoria das camaratas e balneários.

No que se refere ao reforço de equipamentos, os Bombeiros Sapadores de Loulé vão receber em breve um veículo florestal de combate a incêndios, um tanque tático florestal e dois veículos ligeiros de combate a incêndios.

Está também em fase final o processo de aquisição de um veículo escada de 42 metros e de um veículo urbano de combate a incêndios.

Leia Também: Um morto em incêndio nos anexos de uma casa em Espinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas