Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Companhia das Lezírias, que gere a Coudelaria de Alter, no concelho de Alter do Chão, precisou que o leilão, que decorre sempre anualmente a 24 de abril, apresenta este ano 13 machos e igual número de fêmeas.
Neste tradicional leilão da raça Puro Sangue Lusitano (PSL), linhagem Alter Real, a licitação das éguas tem preços-base que "variam entre os 4.500 e os 7.500 euros", enquanto, nos machos, os valores "são relativamente superiores e oscilam entre os 7.000 e os 15.000 euros", precisou.
Os cavalos de linhagem Alter Real destacam-se pela sua "nobreza e funcionalidade", com particular aptidão para diversas disciplinas equestres, sobretudo no domínio da 'dressage' e da equitação tradicional portuguesa, recentemente elevada a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
"No lote que se apresenta a leilão destaca-se a linhagem de alguns exemplares com ascendência em notáveis cavalos da Coudelaria de Alter, tais como o 'Rubi', que competiu nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, montado por Gonçalo Carvalho, e 'Viheste', que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, com Manuel Tavares de Almeida Neto", lê-se no comunicado.
Contactado pela Lusa, o presidente da Companhia das Lezírias, Eduardo Oliveira e Sousa, sublinhou que o leilão "transformou-se num marco" no âmbito das atividades equestres e, anualmente, acolhe entusiastas do mundo do cavalo de todo o mundo.
"A coudelaria tem um conjunto de animais que são selecionados para este leilão, alguns de qualidade bastante superior e outros de qualidade menos elevada para permitir o acesso a várias camadas da população que queiram comprar um cavalo lusitano perfeitamente registado, com origem definida", explicou.
Os cavalos para venda em leilão na Coudelaria de Alter podem ser observados, presencialmente mediante marcação prévia ou através de fotografias e vídeos disponíveis online, no endereço www.alterreal.pt.
As inscrições para a participação no leilão, que vai decorrer de forma presencial e 'online', podem ser feitas até às 12:00 do dia 24 deste mês e a entrada é livre a todos aqueles que queiram assistir ao evento.
A Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748 por D. João V, desenvolve trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos e possui uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais, acolhendo, nas suas instalações, entre outras valências, o Laboratório de Genética Molecular.
Em 2013, a Companhia das Lezírias assumiu a gestão da coudelaria, cabendo a gestão do Laboratório de Genética Molecular à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Leia Também: Modelo original do E.T. de Steven Spielberg vai a leilão em Nova Iorque