Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso de mau tempo está classificado como sendo de "sinal seis", o que significa que o vento vai soprar entre os 51 e os 62 quilómetros por hora de qualquer direção.
Neste aviso, a autoridade marítima regional "recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções, por forma a garantirem a segurança das mesmas".
A capitania do Funchal complementa este aviso com outro de vento forte que vigora até o início da manhã de quarta-feira, indicando que o vento será de oeste "moderado a fresco, aumentando gradualmente para muito fresco a forte (entre os 40 e os 61 quilómetros por hora)".
Quanto à visibilidade no mar, deverá ser "boa a moderada, por vezes fraca no final da tarde".
Na costa norte, as ondas vão ser de noroeste, aumentando até os 3,5 metros, enquanto na parte sul serão de sudoeste até os 2,5 metros.
"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", lê-se neste aviso da capitania.
O reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas são indicações deixadas por esta autoridade regional.
Leia Também: Madeira sob aviso quarta-feira devido à chuva, vento e agitação marítima