Advogados em 2.ª volta de eleições hoje para eleger o próximo bastonário

Os advogados elegem hoje o seu próximo bastonário na segunda volta das eleições, recaindo a escolha entre a continuidade da atual bastonária ou a eleição de João Massano, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Notícia

© Lusa

Lusa
31/03/2025 06:25 ‧ há 2 dias por Lusa

País

Advogados

A Lista U, de Fernanda da Almeida Pinheiro, foi a mais votada na primeira volta, com 33,81% dos votos (6.496 votos), seguida da Lista R, de João Massano, que somou 30,95% dos votos (5.946), apurando-se para uma segunda volta, de acordo com os resultados das eleições para o próximo triénio divulgados no 'site' da Ordem dos Advogados (OA), a 19 de março, quando fechou a primeira volta do escrutínio.

 

Pelo caminho ficaram a Lista N, de José Costa Pinto, com 25,57% dos votos (4.912) e a Lista T, de Ricardo Serrano Vieira, com 9,67% dos votos (1.857). No total foram registados 22.566 votos.

As eleições para bastonário da OA foram antecipadas pela atual incumbente, Fernanda de Almeida Pinheiro, depois da entrada em vigor dos novos Estatutos, que criaram novos órgãos na estrutura e a necessidade de nomear os seus representantes.

Esta situação levou a uma contestação interna que Fernanda de Almeida Pinheiro considerou ser divisiva para a classe, o que as eleições, defendeu, veem sanar.

Fernanda de Almeida Pinheiro recandidatou-se com uma mensagem de continuidade e de necessidade de não travar ganhos em curso, nomeadamente na revisão do sistema de previdência dos advogados e do sistema de acesso ao direito e aos tribunais, nomeadamente a atualização da tabela de honorários dos advogados oficiosos, um processo já concluído pela tutela, depois de mais de 20 anos sem qualquer atualização.

João Massano apresentou no seu programa de candidatura a ideia de que é necessário voltar a unir a classe, com o responsável regional da OA a apontar responsabilidades à atual bastonária no sentimento de desunião que critica.

Nomeadamente, quando da apresentação da sua candidatura, criticou a criação de divisões entre quem aderiu ou não ao protesto das defesas oficiosas ou entre os que trabalham em grandes escritórios de advocacia e os que são profissionais liberais em nome próprio.

João Massano quer criar um programa de apoio à classe, quebrando o isolamento que muitos advogados fora dos grandes centros sentem.

Leia Também: Há arguidos e Fernando Gomes não é visado. Que se sabe das buscas na FPF

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas