A operação, realizada com a lancha de patrulhamento costeiro (LPC) Bojador, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), tinha "o propósito de detetar atividades ilícitas transfronteiriças e controlar os fluxos de imigração irregular", segundo um comunicado da GNR.
Durante a operação foi "identificada uma embarcação suspeita, bem como um corpo aparentemente inanimado no solo acompanhado por várias pessoas, presumivelmente migrantes".
Segundo o comunicado, os militares da GNR procederam de imediato à sinalização da ocorrência, alertando as autoridades de emergência competentes.
"A operação de socorro foi prontamente mobilizada, incluindo o envio célere de uma equipa médica especializada, transportada por um helicóptero de salvamento marítimo, com o objetivo de aferir o estado clínico da vítima", referiu a nota.
No seguimento da ocorrência, referiu a GNR, a Guarda Civil espanhola intercetou sete migrantes e confirmou um óbito.
De acordo com a nota, a GNR "através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, projetou a LPC Bojador para integrar a 'Join Operation SPAIN 2025', liderada pela Guarda Civil espanhola, que decorre de 19 de fevereiro a 16 de abril de 2025, sob a égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex)".
Esta ação ocorre no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia (UE), cujo objetivo principal é atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento.
Segundo o comunicado, desde 2021, a lancha Bojador participou em diversas missões de busca e salvamento, tendo contribuído para a deteção e resgate de centenas de migrantes no Mediterrâneo, em cooperação com outras forças, nomeadamente com a Guarda Civil espanhola e com a Guarda de Finanças e a Guarda Costeira de Itália.
Leia Também: Idoso morre atingido por árvore em "terreno privado" em Cantanhede