Açores registou 23 ocorrências em quatro ilhas devido ao mau tempo

O mau tempo nos Açores causou hoje 23 ocorrências em quatro ilhas, relacionadas sobretudo com queda de árvores, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Notícia

© Reuters

Lusa
20/01/2025 22:08 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Açores

Fonte do SRPCBA adiantou à agência Lusa que, na sequência da passagem da depressão Garoe pelo arquipélago, até às 19h30 locais (mais uma hora em Lisboa), registou um total de 23 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Terceira.

 

"A maior parte das situações continua relacionada com queda de árvores", mas segundo a fonte também há registo de danos em postes de eletricidade e no teto de um edifício (padaria).

De acordo com o SRPCBA, nos locais das ocorrências, para apoio e resolução das diversas situações têm estado ao longo do dia elementos dos bombeiros, da Direção Regional das Obras Públicas, dos Serviços Municipais de Proteção Civil e da EDA - Eletricidade dos Açores.

O arquipélago dos Açores esteve hoje sob aviso laranja, mantendo-se ativo o aviso amarelo, devido aos efeitos da depressão Garoe que, segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá continuar a sentir-se até terça-feira.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo devido ao vento até às 23h00 locais de hoje e, devido à agitação marítima, até às 05h00 de terça-feira.

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo do IPMA por "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", vento e agitação marítima, vigora até às 11:00 de terça-feira.

Já as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso amarelo por precipitação por vezes forte e vento até às 11h00 de terça-feira e por agitação marítima (até às 20h00 de terça-feira).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Atlânticoline cancela viagem marítima Horta/São Roque/Velas na 3.ª-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas