Ministra recusa que alterações no NISS atirem imigrantes para a ilegalidade

A ministra do Trabalho recusou hoje que o fim da atribuição automática do Número de Identificação da Segurança Social (NISS) a imigrantes signifique "atirar os trabalhadores para a ilegalidade".

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
15/01/2025 15:15 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Maria do Rosário Ramalho

"Este Governo alterou, de facto, a prática de automaticidade total e falta de critério na atribuição do NISS", admitiu Maria do Rosário Ramalho, em resposta ao deputado socialista Miguel Cabrita, que acusou o Governo de "empurrar pessoas para a ilegalidade" com a alteração nas regras de acesso.

 

Segundo a ministra, "não é política deste Governo que o número de Segurança social seja atribuído indiscriminadamente a quem queira, quando queira, sem haver uma justificação para tal", frisou.

Mas, esta alteração "não significa atirar os trabalhadores para a ilegalidade", defendeu a ministra.

"As empresas que celebram um contrato de trabalho indicam-no à Segurança Social e a Segurança Social, pelo efeito de ter esse contrato de trabalho, atribui automaticamente o NISS ao trabalhador. Portanto, não há qualquer empurrar das pessoas para a ilegalidade", justifica, referindo que a alteração se enquadra no âmbito da política do Governo de "imigração regulada".

No final de dezembro, o Instituto da Segurança Social (ISS) veio emitir uma nota para esclarecer que as empresas "podem celebrar contratos de trabalho com cidadãos estrangeiros, mesmo que estes não possuam o Número de Identificação de Segurança Social (NISS)".

Leia Também: II Fórum Social do Porto marcado para 16 de maio de 2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas