Conta jovem ou para estudante: Que características? O que saber?

Deve consultar as instituições bancárias e perceber quais as opções que tem e compará-las, de forma a que se adeque ao que procura.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/01/2025 08:30 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Conta jovem

A gestão financeira deve ser pensada e adquirida desde cedo e, segundo a DECO PROTeste, criar uma conta bancária para um jovem pode ser uma boa iniciativa.

 

Conta à ordem vs. conta jovem

A conta à ordem é, geralmente, a conta do dia-a-dia. É uma conta que permite às pessoas facilidades no seu uso, desde pagar despesas, fazer transferências, receber o ordenado ou levantar dinheiro. 

Por sua vez, uma conta jovem tem como principal condição de acesso a idade. Hoje em dia, a maioria dos bancos portugueses já disponibiliza contas à ordem para jovens, podendo variar de acordo com os produtos, mas que, por norma, não ultrapassa os 31 anos.

Quais as características?

  • Isenção de comissões de manutenção;
  • Isenção da anuidade do cartão de débito utilizado para movimentar a conta (alguns bancos já cobram este custo);
  • Programas de descontos em empresas associadas (salas de cinema e de espetáculos, agências de viagens, lojas de informática, etc.);
  • Acesso a produtos específicos, como crédito para formação ou planos de poupança;
  • Condições de movimentação limitadas até o titular atingir a maioridade.

Conta para estudante

Existe ainda a chamada conta para estudante. Aqui, é obrigatório que a pessoa esteja inscrita numa instituição de ensino. Há também várias instituições de ensino que têm parcerias com bancos para emissão de cartões de identificação dos seus alunos, que podem ou não ficar associados a uma conta bancária já existente. 

De acordo com a DECO PROTeste, as contas para jovens e estudantes terminam quando as condições de acesso deixam de existir. Por exemplo, quando a idade limite é atingida, no caso da conta para jovem. Já a conta para estudante termina quando o vínculo à instituição também termina, devendo a pessoa estar preparada para possíveis alterações de contrato e alterações das condições de produto. 

O que é preciso saber para abrir uma conta jovem?

Deve ter em conta o custo da conta, privilegiando a isenção de encargos, uma vez que, à partida, os titulares não têm rendimentos próprios. 

Ainda assim, deve estar atento porque algumas instituições 'oferecem' contas-serviço específicas. Estas contas incluem um conjunto de produtos e serviços a troco de uma mensalidade, escreve a DECO PROTeste, que acrescenta que, nos últimos tempos, começaram também a ganhar notoriedade contas comercializadas através de aplicações para smartphones que têm vindo a conquistar os utilizadores.

E como escolher?

Uma vez que a oferta é variada, a escolha deve ser feita após consulta prévia a várias instituições. Assim, dará para comparar e optar por aquela que melhor servir a pessoa. 

Leia Também: IRS Jovem: O que muda, quanto poupa e o que fazer para beneficiar?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas