Além da abertura deste pavilhão, em Rio Tinto, a autarquia do distrito do Porto, em articulação com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Gondomar, vai reforçar as equipas no terreno para entrega de refeições quentes e agasalhos a estas pessoas, adiantou hoje o município.
Numa informação publicada na sua página oficial, a câmara referiu que acionou o nível dois -- amarelo - do Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo devido ao alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de baixas temperaturas para os próximos dias.
O nível amarelo do Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo é acionado quando os valores diários da temperatura mínima são inferiores a 3 graus Celsius (C) durante dois ou mais dias consecutivos, explicou.
"Este plano de contingência tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das ações de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e ativados os recursos existentes de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio", salientou.
No distrito, além de Gondomar, também a Câmara do Porto abriu na terça-feira à noite as estações de metro do Campo 24 de Agosto e Casa da Música para acolher pessoas em situação de sem-abrigo, algo que se repetirá esta noite.
Os 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Escola de Gondomar evacuada durante a tarde devido a ameaça de bomba