Para ajudar a lidar com o frio que se vai sentir em Portugal continental nos próximos dias, a Proteção Civil divulgou vários conselhos que deve pôr em prática tanto em casa como na rua.
Antes de sair de casa, certifique-se de que o vestuário que usa cobre as extremidades: mãos, pés e cabeça.
A roupa que usa deve ser de "algodão e fibras naturais", deve optar por "várias camadas de roupa" e usar peças "folgadas e calçado adequados".
A boca e o nariz devem estar sempre protegidos para "impedir a entrada de muito ao frio nos pulmões", lê-se no vídeo divulgado pela Proteção Civil no X (ex-Twitter).
Já na rua, evite "manter-se ao frio durante muito tempo". Deve permanecer seco, hidratado – de preferência com bebidas quentes – e evitar "caminhar sobre o gelo".
️ Com a previsão de tempo frio e seco, deixamos algumas recomendações para proteger a saúde e prevenir acidentes.#ANEPC #todossomosproteçaocivil #frio #Recomendações pic.twitter.com/8sZp74IsLq
— Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (@ProteccaoCivil) January 14, 2025
Se permanecer em casa e tiver lareira, limpe a chaminé sempre que necessário. Contudo, não deve usar "fogareiro a carvão". A temperatura da habitação deve permanecer entre os 19 e os 22 graus.
Enquanto mantém a habitação quente deve promover uma "boa circulação do ar". Caso opte por usar botijas de água quente deve manter-se vigilante para "evitar o risco de queimadura".
Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido ao frio na quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), encontrando-se já esta terça-feira 14 distritos em aviso amarelo.
De acordo com a página do IPMA, encontram-se já em aviso amarelo, igualmente pelo tempo frio, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Todo o continente sob aviso amarelo devido ao frio na quarta-feira