O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, deteve, no dia 10 de janeiro, uma mulher, de 43 anos, suspeita de tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a PSP explica que os factos ocorreram no controlo de fronteira, à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado.
A "situação" que a mulher "apresentou e os passaportes com a identidade de duas menores, de 11 e 12 anos, desacompanhadas que consigo viajavam", levantaram "muitas dúvidas", razão pela qual o processo passou para outra linha de controlo.
"Ali, percebeu-se que os documentos das menores eram documentos falsificados", informa a PSP.
A mulher argumentou que "transportava as menores para as levar para a Bélgica onde estava a progenitora", o que "motivou contacto com as autoridades daquele país", confirmando-se não haver registo da progenitora na Bélgica.
Além disso, estava "aquele momento, a acontecer situação semelhante (passageira feminina a transportar menores em situação idêntica) em Milão".
"Os documentos das menores, depois de submetidos a peritagem, confirmaram tratar-se de documentos falsificados", informou a força de segurança, acrescentou que, "em articulação com outras entidades, salvaguardou-se a situação das menores, que recolheram no dia seguinte a uma instituição, ficando nessa noite acolhidas na PSP".
À mulher, "que não mais contactou com as menores, foi dada voz de detenção". Presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe decretada a medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também: Homem detido após agredir companheira. Mulher teve de ir ao hospital