Semana "complexa" começa com duas urgências fechadas e esperas de 9 horas

O caso é mais grave é no Hospital de Portimão, onde, pelas 8h00 desta segunda-feira, os doentes com pulseira amarela esperavam 9h01, mas há vários hospitais com tempos de espera que variam entre as três e as oito horas. Fique a par.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
06/01/2025 08:39 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

País

SNS

A segunda semana do ano de 2025 espera-se "complexa" e "difícil" para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que levou o maior hospital do país, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a abrir mais 10 de camas para doenças respiratórias. A mesma unidade hospital encontrava-se, pelas 8h00 da manhã, com um tempo de médio de espera para atendimento de cerca de 2h30 para doentes urgentes. E os restantes?

 

O caso é mais grave é no Hospital de Portimão, onde os doentes com pulseira amarela esperam 9h01, com uma lista de espera de seis pessoas. Segue-se o Hospital Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com oito horas de espera, e os Hospitais da Universidade de Coimbra, com 7h57.

Ainda com várias horas de espera, encontra-se o Hospital Espírito Santo de Évora, com 6h45, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, com 6h43, e o Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, com 6h32.

No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e no Hospital Distrital de Santarém, os doentes urgentes esperavam quatro horas para serem atendidos, tempo semelhante ao do Hospital de Cascais (3h44).

Santa Maria antevê "semana complexa" e abre mais camas para doenças respiratórias

No domingo, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria, Carlos Martins, justificou o elevado tempo de espera com o aparecimento de "doentes mais complexos".

O responsável antecipou que esta segunda-feira seria o "início de uma semana que se antevê complexa" e acrescentou que seriam adicionadas mais dez camas para doenças respiratórias.

"Amanhã [segunda-feira] é o início de uma semana que se antevê complexa, diria difícil, e vamos abrir mais 10 camas para doenças respiratórias", avançou, acrescentando que, a partir de segunda-feira de manhã, serão também disponibilizadas "25 camas de proximidade".

"Os meios estão cá, estão reforçados. Não pensamos em ativar a primeira fase do plano de contingência, mas dizer com toda a tranquilidade e responsabilidade que se necessário for, ativaremos", acrescentou.

Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo encerrados

Esta segunda-feira, dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados.

A Urgência Pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, são os dois serviços que não irão funcionar na segunda-feira, segundo a página online do SNS, que pede aos utentes para que liguem para o 808242424 "antes de ir à urgência".

Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados segunda-feira

Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados segunda-feira

Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados na segunda-feira, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Lusa | 19:23 - 05/01/2025

Além destes dois serviços, haverá outras 18 urgências que irão estar reservadas apenas para urgências internas e casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.

A maioria das urgências nesta situação situa-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também existem serviços de norte a sul do país, sendo maioritariamente serviços de pediatria e de ginecologia.

Pode consultar os tempos de espera por hospital neste link e as escalas de urgências do SNS aqui.

Leia Também: Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados segunda-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas