Marcelo presente no funeral de bombeiro em Odemira: "São uns heróis"

Dinis Conceição, de 38 anos, morreu na sequência de um despiste, em Odemira, quando regressava ao quartel. Na viatura de socorro seguiam ainda outros quatro bombeiros, dois dos quais continuam internados.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
05/01/2025 16:12 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença, este domingo, no funeral de um dos bombeiros acidentados em Odemira, no distrito de Beja.

 

"É muito difícil. Temos o Dinis no nosso pensamento. Ontem visitei o Mário, que ainda não sabe o que se passa. Vou agora visitar o Bruno. São uns heróis", disse aos jornalistas, à saída do cemitério Boavista dos Pinheiros.

No final das cerimónias fúnebres, Marcelo Rebelo de Sousa abraçou ainda outro dos bombeiros feridos no acidente, que já teve alta hospitalar.

Também a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, esteve presente nas exéquias de Dinis Conceição, o bombeiro que morreu depois do despiste. Ainda foi hospitalizado em São José, em Lisboa, mas devido à gravidade dos ferimentos acabou por morrer.

Marcelo deixou ainda uma mensagem de gratidão aos bombeiros presentes no local, antes de sair de Odemira: "Estão do lado heroico da vida. Portugal está eternamente grato. São os melhores dos melhores. Os que dão a sua vida pela vida dos outros são os melhores dos melhores. É sair daqui a pensar que 'o que o Dinis fez valeu a pena. O que nós estamos a fazer vale a pena'".

O despiste aconteceu no passado dia 1, quando cinco bombeiros regressavam de uma ocorrência. Todos foram hospitalizados, mas registavam ferimentos com diferentes gravidades. Para além da vítima mortal, de 38 anos, dois bombeiros continuam internados - um no Hospital de Portimão e o outro no de Santa Maria, em Lisboa. Os outros dois já tiveram alta hospitalar.

A Proteção Civil e a Guarda Nacional Republicana estão a investigar as causas do despiste de combate a incêndios. A investigação foi anunciada na sexta-feira. Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Odemira garantiu que "nunca houve queixas de segurança" relativas à viatura de combate a incêndios em que a corporação seguia.

Já este domingo, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, defendeu a constituição de uma comissão técnica independente para elaborar o inquérito ao acidente.

[Notícia atualizada às 16h58]

Leia Também: Liga dos Bombeiros quer comissão independente para inquérito a acidente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas