Comissária europeia cancela ida à Turquia: "Politicamente motivada"

A Turquia qualificou hoje de "politicamente motivada" a decisão da comissária europeia para o Alargamento, Marta Kos, de cancelar a participação num fórum diplomático turco devido à repressão dos protestos contra a detenção do principal rival do Presidente.

Notícia

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
03/04/2025 21:06 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Turquia

"Consideramos o anúncio feito pela comissária europeia para o Alargamento, Marta Kos, (...) de não visitar o nosso país, como uma medida politicamente motivada destinada a satisfazer certos grupos dentro da UE", declarou no X a delegação permanente da Turquia junto da União Europeia (UE).

 

"Esta atitude da comissário Kos é incompatível com a posição da Comissão Europeia, que deve ser imparcial", acrescentou a delegação.

Kos anunciou na terça-feira que cancelava a sua participação num fórum diplomático na próxima semana em Antalya, no sul da Turquia, devido à situação no país.

A delegação turca afirmou hoje ser "inaceitável que a UE adopte uma abordagem que prejudique a independência do poder judicial e o Estado de direito" no país.

A detenção e posterior prisão, a 19 de março, do presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, figura de proa do partido da oposição CHP e principal rival do Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, desencadeou uma onda de protestos que foi reprimida pelas autoridades.

Cerca de 1.900 pessoas, entre estudantes e jornalistas, foram detidas desde o início do movimento.

Leia Também: Pelo menos nove migrantes mortos em naufrágio no mar Egeu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas