Trump não afasta concorrer a terceiro mandato proibido pela Constituição

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não descarta concorrer às próximas eleições nacionais, previstas para 2028, apesar de a Constituição norte-americana proibir mais de dois mandatos, afirmando que "há métodos" para conseguir isso.

Notícia

© Greg Nash/Pool via REUTERS

Lusa
30/03/2025 18:35 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

EUA

"Muitas pessoas querem que eu faça isso (...) Mas, basicamente, estou a dizer-lhes que temos um longo caminho a percorrer, sabe, ainda é muito cedo", disse o Presidente, numa entrevista por telefone à rede NBC.

 

Emendar a Constituição para abolir o limite de dois mandatos seria muito difícil, exigindo uma votação de dois terços no Congresso ou de dois terços dos estados a concordar convocar uma convenção constitucional para propor mudanças.

Qualquer uma das opções exigiria a ratificação de três quartos dos estados.

"Essa é uma maneira", respondeu o Presidente dos EUA, quando questionado se admitia ter o vice-presidente, JD Vance, a concorrer ao cargo e depois transferindo o cargo para si.

Sem especificar que outras opções consideraria, se necessário, Trump concluiu que "também há outras" maneiras de conseguir um terceiro mandato.

Trump regressou à Casa Branca em 20 de janeiro, após ter derrotado a democrata Kamala Harris, então vice-presidente de Joe Biden, nas eleições presidenciais de novembro, e depois de ter cumprido um primeiro mandato entre 2017 e 2021.

Leia Também: Administração de transição? Trump admite estar "muito zangado" com Putin

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas