Pelo menos três mortos em chuvas torrenciais no Texas

Pelo menos três pessoas morreram nas chuvas torrenciais que atingiram a fronteira entre o Texas e o México e que hoje abrandaram, segundo as autoridades locais.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
28/03/2025 22:45 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

EUA

Em comunicado, as autoridades do condado de Hidalgo referiram não ter mais informações sobre as três mortes, exceto que envolveram esforços de aplicação da lei.

 

Em Harlingen, as autoridades informaram que a cidade registou a chuva mais intensa quinta-feira, o que provocou graves inundações, tendo contabilizado apoio a mais de 200 residentes, enquanto outras tantas pessoas aguardam socorro.

"É claro que este foi um acontecimento histórico e desafiante para a cidade. Mas Harlingen é forte. Já enfrentámos adversidades antes e vamos ultrapassar isto juntos", garantiu a presidente da Câmara, Norma Sepulveda, em conferência de imprensa.

Em Alamo, a polícia e os bombeiros responderam a mais de 100 resgates na água, incluindo pessoas retidas em veículos e presas nas suas casas, detalhou o chefe dos bombeiros R.C. Flores.

As autoridades estimam que algumas centenas de casas em Álamo foram inundadas pelas fortes chuvas.

O presidente da Câmara de Weslaco, Adrian Gonzalez, informou que na sua cidade houve 30 a 40 resgates de automobilistas encalhados e de residentes presos nas suas casas devido à subida das águas.

As imagens dos noticiários televisivos das comunidades no Sul do Texas mostraram vários carros inundados abandonados nas ruas e condutores à espera nos passeios que as águas das cheias recuassem.

Entre 15 centímetros e 30 centímetros de chuva caíram em várias partes do sul do Texas nas últimas 24 horas, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

O Aeroporto Internacional de Valley, em Harlingen, foi hoje encerrado e mais de 3.400 pessoas em vários condados do sul do Texas ficaram sem energia.

Um aviso de inundação ainda estava em vigor para partes do sul do Texas, incluindo os condados de Cameron, Hidalgo e Willacy, até o início da tarde (hora local) desta sexta-feira, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Leia Também: Inquérito mostra que 75% dos cientistas estão a pensar deixar EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas