Idosa de 124 anos partilha segredos para a longevidade (e incluem banha)

Com uma família que abrange seis gerações, a neta da centenária tem 60 anos e o membro mais novo tem oito meses.

Notícia

© ChineseEmbinTT

Notícias ao Minuto
17/01/2025 17:43 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

China

Ao assinalar 124 anos de vida, a 1 de janeiro, uma mulher de Nanchong, na China, partilhou os segredos da sua longevidade, que incluem um estilo de vida rotineiro e papas de aveia com abóbora, abóbora-d’água e milho esmagado, cobertas com banha de porco.

 

Qiu Chaishi nasceu em 1901, numa altura em que a China estava sob o domínio semicolonial e semifeudal da dinastia Qing, noticiou o South China Morning Post.

O mesmo meio adiantou que, aos 124 anos, Qiu é uma das pessoas mais idosas daquela cidade, ainda que a sua idade não tenha sido reconhecida por organizações fora da China, como é o caso do Guinness.

Com uma família que abrange seis gerações, a neta da centenária tem 60 anos e o membro mais novo tem oito meses.

Apesar de adorar banha de porco, Qiu é obrigada a ingeri-la com moderação, por recomendação de um médico, segundo a neta.

Depois de ter sobrevivido à fome nos tempos da dinastia Qing, e antes de casar, a mulher passou a ser respeitada não só pelas capacidades contabilísticas, mas também pela força física, desempenhando as tarefas agrícolas mais difíceis, como lavrar os campos e empilhar pedras.

Aos 40 anos, o marido morreu subitamente, deixando-a sozinha com quatro filhos. Já aos 70 anos, o filho mais velho morreu e a nora voltou a casar, deixando-lhe uma neta. Anos mais tarde, também a neta perdeu o marido devido a uma doença.

Qiu, que vive com a neta, sentiu algum declínio na visão e na audição depois de completar 100 anos, mas manteve-se perspicaz.

@peoplesdaily_renminribao

Family and friends gather at the home of Qiu Chaishi in Nanbu county, Nanchong city of Sichuan Province on December 31 to celebrate her upcoming 124th birthday.

原聲 - People's Daily 人民日报

“Os meus irmãos, marido e filho já morreram há muito tempo. O Rei do Inferno deve ter-se esquecido de mim e não me leva!”, brincou.

“A avó nunca se queixa. Depois de cada infortúnio, fica calada durante algum tempo e recupera com riso e positividade”, assegurou a neta.

Leia Também: Parlamento aprova Estatuto da Pessoa Idosa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas