O presidente norte-americano, Joe Biden, dirigir-se-á à Nação, na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro, com um discurso de despedida.
A informação foi avançada esta sexta-feira pela Casa Branca, que deu conta de que a comunicação será feita a partir da Sala Oval, pelas 20h00 (1h00 de quinta-feira em Lisboa).
A Casa Branca não revelou mais detalhes sobre os tópicos a abordar pelo presidente, que falará aos norte-americanos menos de uma semana antes da tomada de posse do republicano Donald Trump.
De acordo com a NBC News, que cita fontes próximas do presidente, Biden deverá refletir sobre o tempo que passou em vários cargos políticos. Além disso, endereçará uma mensagem à população sobre o futuro do país.
Recorde-se que a vitória de Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2024 foi confirmada oficialmente no Congresso, sede do poder legislativo, numa sessão sem incidentes presidida pela vice-presidente, Kamala Harris, a 6 de janeiro.
A certificação teve lugar numa sessão em Washington DC, no dia em que se completavam quatro anos desde o ataque ao Capitólio por apoiantes do republicano, que tentaram bloquear a confirmação da vitória do então candidato democrata Joe Biden.
Todo o processo desenrolou-se rapidamente, sem protestos ou mesmo objeções processuais.
Donald Trump tomará posse a 20 de janeiro, data em que milhares de polícias de todo o país deslocar-se-ão a Washington para auxiliar os agentes locais, com as autoridades a prepararem-se para eventuais "multidões históricas".
Leia Também: Biden confirma coordenação com Trump sobre incêndios na Califórnia