Segundo um estudo publicado no jornal NEJM Evidence, a obesidade pode aumentar o risco de 16 problemas de saúde. O risco é mais elevado em pessoas que têm um índice de massa corporal superior a 40.
A investigação analisou dados de mais de 270 mil pessoas para perceber de que forma diferentes tipo de obesidade podiam aumentar o risco de certo tipo de condições. Foram identificadas doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias.
Em causa estão problemas como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, doença renal crónica, embolia pulmonar, doença hepática, apneia do sono ou asma.
Concluíram que a obesidade aumenta o risco em todas as condições de saúde que foram estudadas. Apneia do sono, diabetes e doença hepática foram as três doenças com maior risco. Por outro lado, asma e doença cardiovascular foram as menos identificadas.
“Os resultados mostram a importância de uma intervenção precoce e na mudança do estilo de vida que podem ajudar a reduzir o risco relacionado com outros problemas de saúde” explicam os responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Casar aumenta o risco de obesidade nos homens (mas não nas mulheres)