Se uma das resoluções de ano novo que tem é deixar de fumar, o melhor é começar a pensar também na alimentação que irá fazer. Existem alguns alimentos que podem ter um efeito contrário no processo e fazer com que tenha uma recaída.
Ana Luzón é técnica de nutrição e o agregador de blogues HuffPost revelou os alimentos que deve evitar se está a tentar deixar de fumar. Os alimentos processados a açucarados são uns deles.
"Causam picos nos níveis de açúcar no sangue, o que pode intensificar a irritabilidade e aumentar a ansiedade, fatores que podem levar a ir de encontro ao alívio imediato que costumava ter no cigarro."
Por outro lado, também café, chá preto e refrigerantes com cafeína devem ficar de parte. "O seu efeito estimulante pode desencadear a sensação de falta de alguma coisa, o que pode fazer com que volte a fumar."
Alimentos ricos em gorduras trans e saturadas também são de evitar. É o caso de hambúrgueres, pizzas ou fritos. "Esses alimentos causam inflamação no organismo, o que pode afetar o humor e aumentar a tentação de fumar."
Também as bebidas alcoólicas têm um efeito indesejado. "Estão intimamente relacionadas com os hábitos sociais onde fumar pode ser comum."
Leia Também: Dietistas alertam para sete alimentos cheios de açúcar que come de manhã