Versátil, nutritivo e fácil de preparar, o grão-de-bico é um pequeno, mas poderoso alimento. Por ser rico em fibra, um nutriente que ajuda a diminuir a absorção de gordura, o consumo desta leguminosa contribui para regular os níveis de colesterol no sangue.
"O grão-de-bico é especialmente eficaz na redução do LDL (habitualmente conhecido como mau colesterol) devido à presença de fibras solúveis, que se ligam aos ácidos biliares no intestino, ajudando a eliminar o colesterol do corpo", afirma a nutricionista Danielle Luz Gonçalves ao jornal Metrópoles.
A especialista refere também que osos seus fitoquímicos, como as saponinas, inibem a reabsorção de colesterol no intestino. "Estudos sugerem que a inclusão de leguminosas na dieta, incluindo o grão-de-bico, pode reduzir significativamente os níveis de colesterol total e LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular", reforça.
Leia Também: Há um fruto seco com mais proteína do que o ovo. Costuma comprar?
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Os alimentos de que precisa para voltar a dormir (muito) melhor