Crédito da casa? Saiba que mês serve de referência à revisão da prestação

Conheça a regra.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/04/2025 10:45 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Economia

empréstimos

Se tem crédito à habitação, saiba que a média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um contrato de crédito de taxa variável (seja a 3, 6 ou 12 meses) é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito, segundo a DECO PROTeste.  

 

"Ou seja, se assinou o contrato com o banco em outubro, a média considerada será a de setembro. Embora, normalmente, o mês da celebração do contrato com o banco coincida com a assinatura da escritura, a primeira pode ocorrer até 30 dias antes da segunda", adianta a organização de defesa do consumidor. 

Significa isto que, "num caso em que a escritura tenha ocorrido em outubro, mas o contrato com o banco tenha sido finalizado em setembro, a média da Euribor usada como referência será a de agosto". 

"Resumindo: a data a considerar é sempre a da assinatura do contrato com o banco. Essa informação pode ser consultada na ficha de informação normalizada europeia (FINE) que acompanha o contrato de financiamento", conclui a organização. 

O que é a Euribor?

A organização explica ainda que a "Euribor é um indicador variável que traduz a taxa de juro a que os bancos se emprestam dinheiro entre si na zona euro".

"Obtida através da média das taxas de juro anunciadas por 52 grandes instituições ao nível europeu, este indexante é definido diariamente pela Federação Europeia de Bancos. A Euribor influencia diretamente o valor da prestação mensal do crédito à habitação. Quando a Euribor sobe, a prestação aumenta; quando desce, a prestação diminui", pode ler-se no site da organização. 

Leia Também: Euribor descem a 12 meses para mínimo desde setembro de 2022

__________________________________________________________________________________________________

Não existe um crédito certo para todos. Cada um deve encontrar uma solução personalizada para o seu orçamento, situação financeira e familiar. Os intermediários de crédito ajudam neste processo, porque encontram a melhor proposta para o seu caso.  Descubra quanto pode poupar no Poupança no Minuto, uma plataforma com especialistas em crédito e seguros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas