Moeda iraniana cai para nível recorde face ao dólar com subida de tensões

A moeda iraniana negociava hoje a um nível historicamente baixo face ao dólar, com a divisa norte-americana a custar mais de um milhão de riais, com o mercado a admitir novas desvalorizações face à tensão entre Irão e EUA.

Notícia

© Lusa

Lusa
05/04/2025 12:30 ‧ ontem por Lusa

Economia

Moeda

A taxa de câmbio caiu para mais de um milhão de riais durante o Novo Ano Persa, em que as casas de câmbio estiveram encerradas, mas não o comércio informal, criando uma pressão adicional sobre o mercado.

 

A retoma da atividade das casas de câmbio, hoje, não veio, porém, aliviar a tendência de desvalorização do rial, com a taxa de câmbio a recuar para 1.043.000 riais, sinalizando que o novo mínimo pode ter vindo para ficar.

Na rua Ferdowsi, o centro financeiro da capital iraniana, alguns 'traders' chegaram mesmo a desligar os sinais eletrónicos que mostram as taxas de câmbio, perante a incerteza sobre quanto mais poderia desvalorizar o rial.

"Desligamo-los porque não temos a certeza das sucessivas alterações na taxa", afirmou Reza Sharif, que trabalha numa destas casas de câmbios, citado pela AP.

A economia iraniana tem sido severamente afetada pelas sanções internacionais, em particular depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter retirado unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão, em 2018.

Após o seu regresso à Casa Branca, paro segundo mandato, Trump reiniciou a sua campanha de "pressão máxima" sobre o Irão com sanções, colocando na mira as empresas que comercializam petróleo bruto iraniano, incluindo as que vendem a preços reduzidos na China.

Leia Também: Planos de Drenagem 'em' Bruxelas: "Uma das grandes obras da Europa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas