De acordo com um comunicado nas redes sociais da Unir, "os horários do lote 4, que abrange os municípios de Vila Nova de Gaia e Espinho, para abril de 2025 já estão disponíveis" no 'site' da Unir, aplicando-se a partir de hoje.
A publicação segue-se a um período de cerca de três meses em que o operador do lote (Transportes Beira Douro, que pertence à Auto Viação Feirense) implementou alterações autonomamente, que não foram, à data, comunicadas ao público.
O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, disse que a publicação acontece "após semanas de persistência e esforço das equipas da Área Metropolitana, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia", tendo sido "possível definir com o operador horários" em vigor a partir de hoje.
Entre as novidades está também a realização de horários 24 horas por dia na linha 9016 (Praia de Salgueiros - Jardim do Morro), em Vila Nova de Gaia, e na linha 9058 (Espinho Vouga - Jardim do Morro).
"Não havia horários divulgados ao público deste lote e que era uma legítima reclamação dos passageiros", considerou, numa publicação na rede social Facebook.
A TMP assume também hoje a gestão dos contratos dos diferentes operadores da rede Unir, podendo iniciar a respetiva fiscalização da rede.
Em 19 de fevereiro, o presidente da TMP já tinha confirmado que havia "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro.
"Há problemas graves, significativamente, no lote 4 e no lote 5, são aqueles a sul da Área Metropolitana, um que engloba Gaia e Espinho, e depois outro da zona mais a sul - Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Arouca, onde há problemas maiores", disse então aos jornalistas Marco Martins.
Em causa estavam "falhas no cumprimento dos horários programados".
Além dos horários, a TMP poderá fiscalizar também "o estado dos autocarros, a limpeza, se os painéis de destino funcionam, se os motoristas estão a cobrar bilhetes", disse então Marco Martins.
A empresa Transportes Metropolitanos do Porto foi formalmente constituída em janeiro e integrou as valências do TIP (Transportes Intermodais do Porto), que gere o sistema Andante e as competências da Área Metropolitana do Porto em termos de mobilidade e transportes, gerindo também os contratos com os operadores da Unir.
[Notícia atualizada às 18h42]
Leia Também: Carris Metropolitana tem nova rede noturna a partir de hoje. O que muda?