"Este acréscimo representa 65.200 novos postos de trabalho, refletindo uma valorização crescente do ensino superior na região", assinala o documento lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que apresenta as tendências da evolução económica na região.
De acordo com a publicação, também cresceu a população empregada total no Norte, registando um aumento de 2,1% e superando o crescimento nacional de 1,3%.
Já a taxa de desemprego foi de 6,9% no 4.º trimestre de 2024, o que representa uma redução de 0,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
A taxa continua "acima da média nacional, que é de 6,7%".
O Norte Conjuntura refere que "o salário líquido médio dos trabalhadores por conta de outrem no Norte cresceu 8,3% em termos reais, atingindo 1.117 euros".
"Em comparação, a variação real a nível nacional foi de 9,5%, com um salário médio de 1.184 euros", acrescenta.
As exportações de bens do Norte registaram um crescimento de 1,8% no 4.º trimestre de 2024, "abaixo do aumento de 4,0% observado em Portugal".
No setor do turismo, as dormidas em estabelecimentos turísticos na região "cresceram 7,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, superando o aumento de 4,7% a nível nacional".
A inflação no Norte subiu para 2,9% no 4.º trimestre de 2024, "acelerando em relação aos 2,5% do trimestre anterior, enquanto a inflação nacional foi de 2,6%".
No setor da construção, os edifícios licenciados no Norte aumentaram 23,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando o crescimento nacional de 22,5%.
O valor dos novos empréstimos às empresas na região "cresceu 19,8%, apesar de uma ligeira redução de 0,8% na dívida das empresas, principalmente devido a amortizações".
A publicação considera que os dados "indicam um panorama otimista para a economia do Norte, com um mercado de trabalho em recuperação e setores estratégicos a mostrarem crescimento.
O relatório "Norte Conjuntura" reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
Leia Também: Taxa de desemprego recua para 6,1% na zona euro em fevereiro