A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN anunciou, esta quarta-feira, que convocou a Semana da Igualdade para os dias entre 5 e 12 de março, com o lema 'Igualdade no trabalho. Liberdade na vida – Tempo de luta. Futuro de paz'. Terá várias iniciativas em todo o país.
Esta iniciativa surge "tendo em conta as desigualdades, discriminações e violências que afetam as mulheres, em especial, as trabalhadoras", de acordo com uma nota enviada às redações.
Estão agendados plenários, debates, tribunas públicas, concentrações, greves e manifestações, a par da divulgação de novos estudos sobre a situação atual da mulher no trabalho e da apresentação de novas propostas e exigências junto das entidades patronais e do Governo.
"No Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (8 de março, sábado) será dada particular visibilidade aos problemas associados ao trabalho por turnos, à noite e ao fim-de-semana, que abrange um número crescente de mulheres em Portugal", pode ainda ler-se.
Esta Semana da Igualdade, explica, "dá sequência aos 20 Encontros Temáticos realizados entre janeiro de 2024 e este mês de fevereiro de 2025, em todos os distritos e Regiões Autónomas e antecede a realização da Conferência Nacional da CIMH, em 5 de junho de 2025".
Leia Também: MNE israelita lamenta críticas a Trump e quer "nova abordagem" para Gaza