FC Porto 'amassa' Boavista e 'Mora' no trono à espera do Sporting-Benfica

Entrada de rompante na segunda parte garantiu que os dragões passassem uma noite, pelo menos, na liderança da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
28/12/2024 22:24 ‧ há 17 horas por Miguel Simões

Desporto

I Liga

À semelhança do que aconteceu há precisamente uma semana, o FC Porto voltará a dormir, pelo menos, uma noite na liderança da I Liga, após ter goleado o Boavista (4-0), este sábado, ficando agora à espera do Sporting-Benfica.

 

Num dérbi 'quentinho' marcado pela homenagem a Pinto da Costa, nas comemorações do 87.º aniversário, Samu foi o responsável pelo tento inaugural (31'), que deixou a equipa de Vítor Bruno a sorrir pela margem mínima ao intervalo.

Rodrigo Mora voltou a dar 'show' e, após ter assistido Nico González para o segundo (55'), tratou de rubricar a sua estreia a marcar (59') no Estádio do Dragão. Samu tratou de fechar as contas com o bis aos 88 minutos, altura em que se cantavam os parabéns ao antigo presidente dos dragões.

Samu 'aqueceu' o dérbi da Invicta

Vítor Bruno só não cumpriu o lema 'equipa que ganha não mexe' porque decidiu deixar Fábio Vieira de fora da ficha de jogo, pelo que foi André Franco a ocupar o seu lugar. Já do outro lado, Cristiano Bacci trocou apenas duas peças, entre defesa e meio-campo.

O dérbi prometia ser 'quentinho' e, na verdade, até foi o  Boavista a criar as primeiras investidas em direção à área de Diogo Costa, mas sem tentar um remate que fosse… até que o FC Porto começou a aparecer.

Aos 25 minutos, surgiu a primeira grande ocasião do encontro, quando Samu, no coração da grande área, atirou ao lado. Não foi à primeira, foi à segunda. Numa jogada bem idealizada por Nico González, Martim Fernandes descobriu Samu solto ao segundo poste, com um cruzamento teleguiado a valer o primeiro momento de 'loucura' no Estádio do Dragão, aos 31 minutos.

O golo 'despertou' não só o estádio, como a própria equipa de Vítor Bruno, que ficou muito perto de ir para o intervalo a vencer com uma margem mais confortável, atendendo às oportunidades criadas por Samu e Martim Fernandes, os protagonistas do único tento anotado até então.

Samu abriu o ativo no dérbi e o lance ainda passou pelo crivo do VAR

Samu abriu o ativo no dérbi e o lance ainda passou pelo crivo do VAR

FC Porto saltou para a frente do marcador aos 31 minutos.

Notícias ao Minuto | 21:33 - 28/12/2024

'Show' de Rodrigo Mora resolveu

Sem mexidas ao intervalo, valeu uma entrada de rompante na segunda parte para 'atirar' o FC Porto para a liderança. Em cinco minutos, Nico González falhou um 'golo cantado', viu Bozeník assinar o primeiro remate das panteras e, pouco depois, acabou por aproveitar um cruzamento açucarado de Rodrigo Mora para dilatar a vantagem, aos 55 minutos.

Se as coisas já estavam a correr de feição àqueles que eram os novos líderes da I Liga à condição, melhor ficaram quando, na condução de um contra-ataque, Rodrigo Mora voltou a dar 'show' pela segunda jornada consecutiva e rubricou um golaço (59'), naquela que foi a sua estreia a marcar em casa.

O que foi isto, Rodrigo Mora? Assim foi a estreia a marcar no Dragão

O que foi isto, Rodrigo Mora? Assim foi a estreia a marcar no Dragão

FC Porto entrou de rompante na segunda parte e 'tramou' o Boavista.

Notícias ao Minuto | 22:22 - 28/12/2024

Samu andava à procura do bis e, após muita insistência, acabou por alcançá-lo aos 88 minutos, numa altura em que o público azul e branco cantava os parabéns a Pinto da Costa, já após Vítor Bruno ter lançado Alan Varela, Iván Jaime, Danny Namaso, Gonçalo Borges e Vasco Sousa.

Com esta goleada, o FC Porto é líder à condição, com 40 pontos, mais dois do que o Benfica e mais três por comparação ao Sporting, sendo que os rivais de Lisboa vão medir forças este domingo. Já o Boavista mantém-se em zona de descida, com os mesmos 12 pontos que Arouca e Farense.

[Notícia atualizada às 22h37] 

Leia Também: Samu abriu o ativo no dérbi e o lance ainda passou pelo crivo do VAR

Leia Também: Rodrigo Mora surpreende Boavista, isola Nico e FC Porto faz a festa

Leia Também: O que foi isto, Rodrigo Mora? Assim foi a estreia a marcar no Dragão

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, André Franco, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.

Boavista: César, Pedro Gomes, Filipe Ferreira, Rodrigo Abascal, Augusto Dabó, Vukotic Sebastián Pérez, Salvador Agra, Miguel Reisinho, Bruno Onyemaechi e Róbert Bozeník.

Antevisão

A atravessar uma das sequências mais estáveis da época, o FC Porto prepara-se para encerrar o ano de 2024, este sábado, com a receção ao Boavista, no sempre 'escaldante' dérbi da cidade Invicta, precisamente 24 horas antes do Sporting-Benfica, que promete 'agitar' as contas da liderança.

O conjunto de Vítor Bruno volta a competir no Estádio do Dragão após três vitórias seguidas, sem qualquer golo sofrido, num dia em que o ex-presidente Pinto da Costa celebra o seu 87.º aniversário, enquanto a equipa de Cristiano Bacci já não sabe o que é vencer há quase dois meses.

Os dragões procuram aproveitar o resultado do dérbi para dormir uma ou até mais noites no trono da I Liga, numa altura em que tem os mesmos 37 pontos que o campeão Sporting, ambos a um do líder Benfica.

Já a formação axadrezada que quer 'fugir' à zona de descida, onde se encontra a dividir o penúltimo posto, com os mesmos 12 pontos que o Farense, um acima do lanterna-vermelha Arouca.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Boavista: Antes do dérbi de Lisboa, há ainda o da cidade Invicta

Leia Também: FC Porto assinala aniversário de Pinto da Costa: "42 anos de liderança"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Futre vai aventurar-se no mundo do Rock 'n Roll? Tudo indica que sim

Paulo Futre

Futre vai aventurar-se no mundo do Rock 'n Roll? Tudo indica que sim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas marcas venderam menos de 30 carros em Portugal

Mercado

Estas marcas venderam menos de 30 carros em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas