O FC Porto não foi além de um empate a um golo na visita ao terreno do Famalicão, esta noite de sábado, na 13.ª jornada da I Liga. Os azuis e brancos acabaram a desperdiçar a oportunidade de ouro de tirarem proveito da crise do Sporting e de igualarem os rivais na liderança da tabela e passam a somar os mesmos pontos que o Benfica, que momentos antes venceu o Vitória SC.
Os dragões estiveram sempre a rondar a área do emblema famalicense, mas os poucos remates à baliza impediram que o resultado fosse mais feliz. No último quarto de hora, o jogo tornou-se 'impróprio para cardíacos' e ficou provado que com o VAR tudo muda num piscar de olhos.
Quem não marca… sofre
Vítor Bruno até se teria mantido completamente fiel ao último onze, diante do Casa Pia, não fosse a recente lesão contraída por João Mário. O lateral-direito ficou afastado devido a uma tendinite nos isquiotibiais da coxa direita e obrigou a chamada ao onze inicial de Martim Fernandes. Com Alan Varela já recuperado, a aposta no meio-campo continuou a ser em Stephen Eustáquio e o argentino só seria chamado ao jogo aos 90+2’.
No aquecimento para o jogo, também Fábio Vieira saiu do relvado com algumas queixas e ainda se equacionou trocá-lo por Rodrigo Mora. O médio emprestado pelo Arsenal, no entanto, voltou do balneário totalmente recuperado e Vítor Bruno só teve motivos para agradecer, até porque este foi um dos elementos mais desequilibradores dos dragões na primeira parte.
O FC Porto teve mais bola nos 45 minutos iniciais e encostou o Famalicão 'às cordas' desde cedo, o que não se traduziu propriamente em remates. Aliás, até ao intervalo só se verificou um remate enquadrado para cada uma das equipas, sendo que o que foi efetuado pelo emblema famalicense foi, de facto, o que terminou em golo.
Oscar Aranda foi 'letal' no aproveitamento de um erro que não estamos habituados a ver Diogo Costa cometer. O guarda-redes português fez uma defesa incompleta e o avançado espanhol, sem pedir autorização, abriu o ativo mesmo em cima do intervalo, o que certamente ajudou a intensificar o discurso que o treinador azul e branco já estava a preparar.
Ter Samu é ter golos (mesmo que anulado um deles)
O quase certo 'sermão' de Vítor Bruno produziu efeito e não tardou para que o golo do empate surgisse. O inevitável Samu Omorodion recebeu a bola com o peito vinda de um livre e num potente remate repôs a igualdade no marcador (1-1).
Aos 75', o FC Porto ainda achou que tinha resolvido o jogo, mas num verdadeiro 'golpe de teatro' houve anulação do bis de Samu e, pouco depois, marcação de uma grande penalidade para o Famalicão. Luís Godinho vou chamado a rever o lance e assinalou mão na bola de Pepê no início do lance, atribuindo assim o castigo máximo aos dragões. Em linha com a emoção vivida neste período, Aranda atirou para defesa de Diogo Costa e o guardião luso redimiu-se do erro cometido no lance do primeiro golo do jogo e manteve intacta a igualdade.
O marcador acabou por não se voltar a alterar, depois de reposto o 1-1, e o FC Porto passa a somar 31 pontos, os mesmos que o Benfica e menos dois do que o Sporting. O Famalicão, por outro lado, chega aos 18 pontos e fica-se pela oitava posição.
Onzes iniciais
Famalicão:
A equipa escolhida para o jogo desta noite
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) December 7, 2024
#TalentoeMentalidade #amordeperdicao #LigaPortugal #FCFFCP #DiadoVilaNova pic.twitter.com/7RBI31gL4W
FC Porto:
O nosso 11 #FCFFCP pic.twitter.com/MlYvSsVphl
— FC Porto (@FCPorto) December 7, 2024
Antevisão
O FC Porto pode igualar, este sábado, o Sporting em número de pontos na tabela classificativa se vencer na deslocação ao reduto do Famalicão, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Após a segunda derrota consecutiva dos leões no campeonato, os dragões têm a oportunidade de recuperar, na totalidade, a desvantagem pontual face ao rival leonino que vai liderando o campeonato.
Os azuis e brancos até têm sido felizes nas últimas visitas a Vila Nova de Famalicão, uma vez que venceram os últimos cinco jogos. Para além disso, o conjunto famalicense, atualmente colocado no oitavo posto da tabela, enfrenta uma fase negativa da época, depois da saída de Armando Evangelista do comando técnico, ficando Ricardo Silva como treinador interino.
O pontapé de saída na partida entre Famalicão e FC Porto está agendado para as 20h30 deste domingo, num encontro que vai ser arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora. Acompanhe tudo, com o contributo do Desporto ao Minuto.