Teve 'Fama', mas não proveito. FC Porto falha chance de igualar Sporting

Dragões empataram a um golo em casa do Famalicão e os leões continuam líderes isolados do campeonato.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
07/12/2024 22:31 ‧ há 3 semanas por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O FC Porto não foi além de um empate a um golo na visita ao terreno do Famalicão, esta noite de sábado, na 13.ª jornada da I Liga. Os azuis e brancos acabaram a desperdiçar a oportunidade de ouro de tirarem proveito da crise do Sporting e de igualarem os rivais na liderança da tabela e passam a somar os mesmos pontos que o Benfica, que momentos antes venceu o Vitória SC.

 

Os dragões estiveram sempre a rondar a área do emblema famalicense, mas os poucos remates à baliza impediram que o resultado fosse mais feliz. No último quarto de hora, o jogo tornou-se 'impróprio para cardíacos' e ficou provado que com o VAR tudo muda num piscar de olhos.

Quem não marca… sofre

Vítor Bruno até se teria mantido completamente fiel ao último onze, diante do Casa Pia, não fosse a recente lesão contraída por João Mário. O lateral-direito ficou afastado devido a uma tendinite nos isquiotibiais da coxa direita e obrigou a chamada ao onze inicial de Martim Fernandes. Com Alan Varela já recuperado, a aposta no meio-campo continuou a ser em Stephen Eustáquio e o argentino só seria chamado ao jogo aos 90+2’.

No aquecimento para o jogo, também Fábio Vieira saiu do relvado com algumas queixas e ainda se equacionou trocá-lo por Rodrigo Mora. O médio emprestado pelo Arsenal, no entanto, voltou do balneário totalmente recuperado e Vítor Bruno só teve motivos para agradecer, até porque este foi um dos elementos mais desequilibradores dos dragões na primeira parte.

O FC Porto teve mais bola nos 45 minutos iniciais e encostou o Famalicão 'às cordas' desde cedo, o que não se traduziu propriamente em remates. Aliás, até ao intervalo só se verificou um remate enquadrado para cada uma das equipas, sendo que o que foi efetuado pelo emblema famalicense foi, de facto, o que terminou em golo.

Oscar Aranda foi 'letal' no aproveitamento de um erro que não estamos habituados a ver Diogo Costa cometer. O guarda-redes português fez uma defesa incompleta e o avançado espanhol, sem pedir autorização, abriu o ativo mesmo em cima do intervalo, o que certamente ajudou a intensificar o discurso que o treinador azul e branco já estava a preparar.

Ter Samu é ter golos (mesmo que anulado um deles)

O quase certo 'sermão' de Vítor Bruno produziu efeito e não tardou para que o golo do empate surgisse. O inevitável Samu Omorodion recebeu a bola com o peito vinda de um livre e num potente remate repôs a igualdade no marcador (1-1).

Aos 75', o FC Porto ainda achou que tinha resolvido o jogo, mas num verdadeiro 'golpe de teatro' houve anulação do bis de Samu e, pouco depois, marcação de uma grande penalidade para o Famalicão. Luís Godinho vou chamado a rever o lance e assinalou mão na bola de Pepê no início do lance, atribuindo assim o castigo máximo aos dragões. Em linha com a emoção vivida neste período, Aranda atirou para defesa de Diogo Costa e o guardião luso redimiu-se do erro cometido no lance do primeiro golo do jogo e manteve intacta a igualdade.

O marcador acabou por não se voltar a alterar, depois de reposto o 1-1, e o FC Porto passa a somar 31 pontos, os mesmos que o Benfica e menos dois do que o Sporting. O Famalicão, por outro lado, chega aos 18 pontos e fica-se pela oitava posição.

Onzes iniciais

Famalicão:

FC Porto:

Antevisão

O FC Porto pode igualar, este sábado, o Sporting em número de pontos na tabela classificativa se vencer na deslocação ao reduto do Famalicão, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Após a segunda derrota consecutiva dos leões no campeonato, os dragões têm a oportunidade de recuperar, na totalidade, a desvantagem pontual face ao rival leonino que vai liderando o campeonato. 

Os azuis e brancos até têm sido felizes nas últimas visitas a Vila Nova de Famalicão, uma vez que venceram os últimos cinco jogos. Para além disso, o conjunto famalicense, atualmente colocado no oitavo posto da tabela, enfrenta uma fase negativa da época, depois da saída de Armando Evangelista do comando técnico, ficando Ricardo Silva como treinador interino. 

O pontapé de saída na partida entre Famalicão e FC Porto está agendado para as 20h30 deste domingo, num encontro que vai ser arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora. Acompanhe tudo, com o contributo do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liverpool

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas