Recordes em Guimarães conduzem Rui Borges à luta pelo título no Sporting

O treinador Rui Borges aceitou o desafio de guiar o Sporting ao bicampeonato nacional de futebol após estabelecer recordes no Moreirense e no Vitória de Guimarães, 'marcos' numa carreira de sete anos em que apregoa "ambição e humildade".

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/12/2024 11:08 ‧ há 13 horas por Lusa

Desporto

I Liga

Oficializado hoje pelos 'leões', o técnico de 43 anos tem a missão de 'reavivar' uma equipa que conquistou 11 triunfos nas 11 primeiras jornadas, antes da saída de Ruben Amorim para o Manchester United e do 'reinado' de um mês de João Pereira, com quatro pontos em quatro rondas, que 'atiraram' o Sporting para o segundo lugar na antecâmara do Natal.

 

Prestes a disputar pela primeira vez a Liga dos Campeões, prova onde a formação 'verde e branca' ocupa o 17.º lugar da fase de liga, Rui Borges atingiu o patamar mais elevado de um trajeto que começou na cidade natal, Mirandela, com cinco anos de consolidação na II Liga e ano e meio de afirmação na elite do futebol luso, sempre no concelho de Guimarães.

Após repartir a época 2022/23 pelo Vilafranquense, equipa que deixou no quinto lugar da II Liga, à passagem da 19.ª jornada, e pelo Mafra, formação que subiu do 14.º ao sexto posto nas últimas 14 rondas da competição, o transmontano ascendeu ao escalão maior graças ao convite do Moreirense, emblema em que jogara nas épocas 2007/08 e 2008/09.

Em julho de 2023, no arranque dos trabalhos, o 'timoneiro' antecipava "um bom desafio" na vila de Moreira de Cónegos, num clube "ambicioso e humilde", à imagem da equipa técnica, e montou um plantel que viria a alcançar o recorde pontual dos minhotos na I Liga.

Assente num sistema tático '4-2-3-1', com Ofori, Gonçalo Franco e Alanzinho a sobressaírem no meio-campo, a equipa 'cónega' alcançou 55 pontos em 34 jornadas e igualou o sexto lugar da época 2018/19, tendo ainda completado 16 jornadas sem sofrer golos, o maior número da competição, a par do campeão Sporting e do vice-campeão Benfica.

No decurso dessa época, Rui Borges completou a formação para o nível IV da UEFA e prolongou o contrato com o Moreirense até 2026, mas, após o término do campeonato, deslocou-se 11 quilómetros até ao centro de Guimarães, para assumir o comando do Vitória, equipa que se classificara logo acima na tabela, no quinto posto.

Aquando da sua apresentação, em 28 de maio de 2024, o treinador prometeu "muita ambição e vontade de trabalhar" ao serviço de uma equipa que pretendia "competitiva, intensa e organizada", prestes a dar-lhe a oportunidade de se estrear nas provas da UEFA, através das pré-eliminatórias da Liga Conferência.

O capítulo 'europeu' é precisamente aquele em que o clube de Guimarães mais tem sobressaído em 2024/25: fixou o novo recorde luso de nove vitórias seguidas em provas da UEFA num 'caminho' em que superou pré-eliminatórias e play-off antes de garantir o segundo lugar na fase de liga e de se apurar para os oitavos de final, agendados para março.

Sexta classificada na I Liga, com 23 pontos em 15 jornadas, a equipa vitoriana tem-se apresentado num sistema tático '4-3-3' e distinguido pela pressão 'alta', pelo elevado volume ofensivo e, ao longo do último mês, pela ineficácia na hora de concretizar.

Rui Borges elogiou várias vezes o plantel vimaranense nos 30 jogos oficiais em que participou, depois de, na apresentação, se ter descrito como um técnico "comunicativo e que preza as relações" e que a sua mudança para o Vitória era fruto de sete anos positivos de trabalho.

O antigo médio de Paredes, Bragança, Sporting de Braga B, Trofense, Famalicão e Freamunde terminou a carreira de jogador e iniciou a de treinador no Mirandela, clube que o viu nascer para o futebol, e, ao fim de época e meia, rumou à II Liga, para representar o Académico de Viseu.

No segundo escalão, Rui Borges retirou os viseenses da zona de descida durante a época 2018/19 e conduziu-os à meia-final da Taça de Portugal na época 2019/20, na qual viriam a ser eliminados pelo FC Porto.

O treinador alcançou o quarto lugar pela Académica na época 2020/21, igualando a melhor temporada da 'briosa' desde a 'despedida' da elite, na temporada 2015/16, e rumou ao Nacional na época 2021/22, onde viria a alcançar um sexto lugar com "sentimento de frustração", aquém do objetivo da subida.

Pronto para orientar os treinos na academia de Alcochete, Rui Borges vai encontrar um plantel habituado a jogar em '3-4-3', que tem ainda o melhor ataque da I Liga, com 43 golos, 17 dos quais apontados pelo sueco Gyökeres, melhor marcador da edição em curso e também do campeonato anterior.

O transmontano vai-se estrear no comando dos 'leões' no Estádio José Alvalade, no dérbi lisboeta de domingo com o Benfica, em que terá a oportunidade de devolver a liderança perdida ao seu novo clube, antes de fechar a primeira volta com uma deslocação a Guimarães, para enfrentar a equipa que ajudou a construir.

Depois de um breve regresso ao Minho, Rui Borges estreia-se numa 'final four' da Taça da Liga, na meia-final com o FC Porto agendada para 07 de janeiro, em Leiria.

O treinador terá a primeira hipótese de conquistar um título de 'verde e branco', numa prova que será 'aperitivo' para a principal luta da temporada, a do campeonato.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas