Estes nomes integram as listas hoje aprovadas pelo Conselho Nacional do PSD, apenas com três abstenções, e em que o CDS-PP volta a ter o quarto lugar em Lisboa e o segundo no Porto.
Ao contrário do que aconteceu e 2024, o PPM não integrará a coligação pré-eleitoral para as legislativas antecipadas de 18 de maio, cuja designação será formalizada nos próximos dias.
Fora das listas de candidatos ficaram os deputados Luís Newton e Carlos Eduardo Reis, que suspenderam os mandatos de deputados na atual legislatura depois de serem acusados pelo Ministério Público no âmbito do processo Tutti Frutti, que investiga desde 2018 alegados favorecimentos a militantes do PS e do PSD.
Margarida Saavedra, que chegou a ser constituída arguida no mesmo processo mas não viu depois ser deduzida acusação contra si, integra a lista de Lisboa em lugar elegível (12.º).
Ao final da tarde já tinham sido divulgados os cabeças de lista de todos os círculos, à exceção dos Açores e da Madeira, que voltarão a ser Paulo Moniz e Pedro Coelho.
Entre os cabeças de lista, destaque para a inclusão de 11 dos 17 ministros do atual executivo (dos quais 16 indicados pelo PSD), a que se junta como número dois por Lisboa, Miguel Pinto Luz, que já foi líder da distrital da capital.
Assim, apenas ficaram de fora das listas o ministro Pedro Duarte - que deverá ser candidato à Câmara do Porto -, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, a do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, e a da Cultura, Dalila Rodrigues.
As listas hoje aprovadas integram ainda vários atuais secretários de Estado como Emídio Sousa, Silvério Regalado, Alexandre Homem Cristo, Clara Marques Mendes, Carlos Abreu Amorim, Inês Domingos ou Cristina Vaz Tomé.
Na lista, surge pelo menos um candidato autárquico já anunciado a Guimarães, Ricardo Araújo, segundo por Braga, depois de o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, ter dito que estes não estavam excluídos à partida.
O líder da JSD, João Pedro Louro, que não foi indicado pela sua estrutura de Setúbal e não era atualmente deputado, aparece em lugar elegível em Lisboa (11.º), e outra jovem deputada, Ana Gabriela Cabilhas, subiu a 3.ª na lista do Porto (tinha sido 12.ª).
São também candidatos em lugar elegível os secretários-adjuntos do PSD Paulo Cavaleiro e Ricardo Carvalho, bem como o coordenador autárquico Pedro Alves, além do secretário-geral Hugo Soares, que já tinha sido anunciado como cabeça de lista por Braga.
[Notícia atualizada às 00h01]
Leia Também: Montenegro justifica ministros em listas dizendo que "mobilizou o melhor"