A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, foi esta segunda-feira, no Parlamento, questionada sobre a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, nas eleições Autárquicas deste ano, e remeteu esclarecimentos para o secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos.
"As designações, as indigitações são feitas pelo secretário-geral, portanto vamos aguardar", respondeu Alexandra Leitão em declarações à SIC Notícias esta terça-feira, sem confirmar a informação avançada na segunda-feira, pelo Público e pelo Expresso, de que será a candidata do PS à autarquia da capital.
O mesmo canal acrescenta que o anúncio formal da candidatura deverá ser feito até ao final desta semana.
Já de acordo com o semanário, o nome de Alexandra Leitão terá sido escolhido pelo secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos, após alguns estudos de opinião e já depois da eleição para a Federação da Área Urbana de Lisboa do PS - ganha pela eurodeputada Carla Tavares na sexta-feira.
Na semana passada, recorde-se, soube-se que Pedro Nuno Santos não seria candidato à autarquia.
Alexandra Leitão foi eleita em 10 de abril de 2024 líder parlamentar do PS na sequência das eleições Legislativas antecipadas - nas quais foi cabeça de lista pelo distrito de Santarém. É membro do Secretariado Nacional do PS e foi a coordenadora do programa eleitoral do partido nas últimas Legislativas.
Foi ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública de 2019 a 2022 e, entre 2015 e 2019, secretária de Estado Adjunta e da Educação. Na última legislatura, enquanto deputada, foi presidente da comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Em 2022, o então líder do PS e primeiro-ministro, António Costa, já tinha proposto o cargo de líder parlamentar a Alexandra Leitão, que acabou por recusar.
Leia Também: Alexandra Leitão será a candidata do PS à presidência da Câmara de Lisboa