"Foi um destacado militante e dirigente do PSD e, nessa circunstância, um servidor da causa pública nas diversas funções que exerceu, nomeadamente como presidente da Camara Municipal de Mira e agora como presidente do Turismo do Centro de Portugal", afirmou a Comissão Política Distrital de Coimbra num comunicado enviado à agência Lusa.
Raul José Rei Soares de Almeida, de 53 anos, morreu de doença prolongada na sexta-feira, em Espanha, onde estava em tratamento clínico.
"Parte prematuramente, deixando um legado de humildade, mas de grande envergadura como homem exemplar na defesa do seu ideal social-democrata ao serviço das populações que tão bem soube representar", sublinhou o PSD, ao lamentar a "perda irreparável" do ex-autarca, um "companheiro de inegável valor humano" que estava "sempre disponível a ajudar e colaborar com todos aqueles que o procuravam".
Nascido em Moçambique, em 1971, o advogado Raul de Almeida residia em Mira, no distrito de Coimbra, a cuja Câmara Municipal presidiu, entre 2013 e 2023, ano em que foi eleito presidente do Turismo do Centro de Portugal.
Leia Também: Presidente da República lamenta "morte prematura" de Raul Almeida