Governo dos Açores promete continuar valorização de bombeiros e associações

O presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que o executivo quer continuar a trabalhar na valorização efetiva dos bombeiros voluntários e num modelo de financiamento mais justo das associações.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
19/04/2025 22:25 ‧ há 8 horas por Lusa

País

Açores

José Manuel Bolieiro, presidiu à cerimónia dos 150 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a mais antiga dos Açores, cerimónia, que coincidiu com o Dia Municipal do Bombeiro.

 

O chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) assinalou as medidas já desenvolvidas, como a revisão salarial e o estatuto social e a bonificação do tempo de serviço para efeitos de reforma dos bombeiros.

"Todos os homens e mulheres que vestem esta farda dão o melhor de si por esta causa, onde o sacrifício, muitas vezes, é maior do que o benefício. Ainda assim, continuam a servir com coragem e dedicação", afirmou José Manuel Bolieiro.

José Manuel Bolieiro destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em articulação com todas as corporações da Região.

Segundo nota divulgada pelo executivo, o presidente do Governo açoriano alertou também para os desafios futuros, lembrando a necessidade crescente de capacitação, mas sobretudo de prevenção, tendo em conta que os fenómenos naturais são cada vez mais frequentes e intensos.

Durante a sessão foram entregues diplomas de reconhecimento, condecorações e promoções, "num gesto simbólico que valorizou o mérito, a dedicação e o empenho daqueles que integram a corporação", lê-se na nota.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande foi distinguida com o "Colar de Mérito" pela Liga dos Bombeiros Portugueses, uma das mais elevadas condecorações atribuídas no setor, "pelo prestígio e o trabalho desenvolvido ao longo de gerações", adiantou o executivo açoriano.

José Manuel Bolieiro, citado na mesma nota, realçou a longevidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, presidida por Norberto Gaudêncio, considerando que "é símbolo de brio e dedicação, revelando a nobreza de quem, geração após geração, serviu e serve os Açores com um profundo sentido de missão".

Leia Também: Incêndio habitacional em Beja destrói recheio de quarto e desaloja homem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas